O ensino da bioquímica: uma abordagem experimental
Data da publicação
Data da defesa
Permissão de acesso
Autoria
Orientador(a)
Lattes do Orientador
Diretor
Roteirista
Produtor executivo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Título do periódico
Volume do periódico
Número da edição do periódico
Página inicial
Página final
Título do Evento
Número da edição do Evento
Nome da instituição
Editora
Local de edição
Campus
Departamento
DOI
ISBN
ISSN
ISMN
Outros identificadores
Resumo
A Bioquímica é uma matéria imprescindível para o estudo da Biologia, pois sem ela não é possível compreender os demais conteúdos da Biologia. Essa matéria por ser interdisciplinar, unindo a Biologia e a Química, possui alta complexidade, pois estuda-se as estruturas das biomoléculas e suas funções no metabolismo celular, assim dificultando o processo de ensino-aprendizagem. Entretanto, apesar de sua incompreensibilidade teórica, há bastante aplicabilidade cotidiana, por isso, como forma de diminuir a lacuna entre a teoria e a prática e auxiliar os professores e alunos na compreensão dessa matéria, o presente trabalho avaliou a importância do uso de material com experimentos fáceis, acessíveis e baratos para se realizarem em sala de aula ou até mesmo em casa. O material em questão foi desenvolvido ao longo do projeto de PIBIC, aplicou-se 4 experimentos para alunos do Ensino Médio, nas temáticas: Ácidos Nucléicos, Carboidratos, Proteínas e Lipídios. Por fim, o material desenvolvido foi avaliado por professores em formação do curso de Licenciatura em Biologia. Percebeu-se que somente a experimentação sem uma teorização prévia não apresenta eficácia para que os alunos tenham melhor desempenho e compreensão da matéria, porém os experimentos são ótimas ferramentas para vencer a apatia e despertar o interesse dos alunos no processo de ensino e aprendizagem em um contexto de sala de aula. No contexto da educação não formal, a experimentação não apresentou efeitos positivos na superação do desinteresse dos alunos.

