Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e coronavírus: os reflexos da pandemia na formação docente durante a execução do PIBID do Instituto Federal de Brasília (IFB) - Campus Planaltina
Data da publicação
Data da defesa
Permissão de acesso
Autoria
Orientador(a)
Lattes do Orientador
Diretor
Roteirista
Produtor executivo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Título do periódico
Volume do periódico
Número da edição do periódico
Página inicial
Página final
Título do Evento
Número da edição do Evento
Nome da instituição
Editora
Local de edição
Campus
Departamento
DOI
ISBN
ISSN
ISMN
Outros identificadores
Resumo
A pandemia do Coronavírus afetou toda a sociedade, nas mais diversas áreas, e na educação não foi diferente. Várias lacunas na educação brasileira foram expostas e o ensino remoto teve de ser adotado para minimizar os impactos advindos do isolamento social causados pela situação sanitária. As aulas e atividades escolares foram mantidas de forma remota, assim também ocorreu o Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID), através de ferramentas digitais (YouTube, WhatsApp, Google Meet, e-mail). Assim o presente trabalho busca, através de uma pesquisa com os participantes do programa, analisar os impactos/reflexos da pandemia na execução do PIBID do Instituto Federal de Brasília Campus Planaltina. A metodologia de pesquisa do trabalho é a qualitativa, abordada através de um questionário respondido pelos participantes do PIBID, chamados de pibidianos. Para os participantes da pesquisa, a falta de contato e o fato de ter ocorrido de forma remota ocasionou em aprendizados diferentes do presencial, como elaborar atividades mais teóricas, por exemplo, mas que mesmo ocorrendo remotamente, o programa foi importante na sua formação docente.

