Percepções e práticas com insetos: uma revisão sobre a percepção dos estudantes e o uso de insetos na educação

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2025-06-30

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Resumo

Os insetos compõem o grupo de animais mais biodiverso do mundo e que desempenham funções chave no equilíbrio de ecossistemas. Atualmente, estudos têm apontado para uma intensa perda da biodiversidade desses organismos. Apesar disso, é comum que a sociedade, de maneira geral, tenha sentimento de repulsa por insetos. Devido à sua importância ambiental, é necessário que os(as) docentes compreendam como os(as) estudantes percebem os insetos e quais os efeitos de suas práticas pedagógicas sobre essa percepção. O objetivo deste projeto foi compreender a percepção dos estudantes sobre os insetos e como as práticas docentes influenciam essa percepção. Dessa forma, foram revisados 11 trabalhos científicos sobre a percepção de estudantes sobre os insetos, sendo que em seis foram avaliados as respostas dos estudantes antes e depois de intervenções didáticas, assim foram definidos dois eixos foram: primeiramente encontrar trabalhos que visem registrar as percepções dos discentes, de Ensino Fundamental anos finais e Ensino Médio, em relação aos insetos e posteriormente avaliar o impacto de intervenção de atividades pedagógicas sobre essa percepção, que originaram. Os resultados e discussões desses trabalhos foram organizados em três categorias de análise: como os estudantes definem os insetos, como eles percebem os insetos e os efeitos das práticas educativas sobre a percepção deles. A maioria dos estudantes apresentou uma certa facilidade em entender o que é um inseto, apesar da comum confusão destes com outros artrópodes. A parte mais abundante dos discentes preservam um sentimento de aversão e/ou fascínio aos insetos, associada a uma noção de importância ecológica, sendo essa aversão algo que pode fazer com que eles tanto ignorem os impactos ecológicos sobre esses animais, quanto podem ter atitudes violentas contras os insetos. De certa forma, as intervenções didáticas realizadas levaram os(as) discentes a uma eficiência na compreensão da importância ecológica desses animais. Por fim, se faz necessário que os(as) professores(as) busquem superar esse paradigma da aversão aos insetos, trabalhando com essa temática em sala de aula, onde as intervenções didáticas avaliadas se mostraram eficientes.

Descrição

Áreas do conhecimento (CNPq)

CIENCIAS BIOLOGICAS

Referência

AGUIAR, Daniel Serrão de Souza. Percepções e práticas com insetos: uma revisão sobre a percepção dos estudantes e o uso de insetos na educação. 2025. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2025.

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