Jogando com o conhecimento: desenvolvimento e avaliação de um jogo didático para o aprendizado dos sistemas reprodutor e digestivo de mamíferos no ensino médio
Data da publicação
Data da defesa
Permissão de acesso
Autoria
Orientador(a)
Lattes do Orientador
Diretor
Roteirista
Produtor executivo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Título do periódico
Volume do periódico
Número da edição do periódico
Página inicial
Página final
Título do Evento
Número da edição do Evento
Nome da instituição
Editora
Local de edição
Campus
Departamento
DOI
ISBN
ISSN
ISMN
Outros identificadores
Resumo
A pesquisa desenvolvida neste trabalho buscou compreender as contribuições dos jogos didáticos no ensino de Biologia, visando oferecer uma ferramenta para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes e dessa forma promover momentos de aprendizado e diversão, diferenciando-se do método tradicional, onde o professor explica o conteúdo e os alunos apenas absorvem através de aulas expositivas. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo a elaboração e a avaliação de um jogo didático sobre os sistemas digestivo e reprodutor. A pesquisa utilizou uma metodologia de caráter misto para a interpretação e coleta dos dados, que foram obtidos por meio de um questionário aplicado aos estudantes após o jogo. O jogo desenvolvido apresentava questões fáceis, médias e difíceis, e estavam divididos em três tipos de cartas que eram apresentadas aos estudantes conforme eles avançavam no tabuleiro, proporcionando assim, momentos de desafios e aprendizados de forma lúdica. Os resultados demonstraram uma alta taxa de aceitação da metodologia utilizada pelos estudantes, além de um bom desempenho do jogo na revisão e apresentação de novos conteúdos, portanto, conclui-se que a partir da metodologia aplicada, os objetivos estabelecidos na pesquisa foram validados, assim, a ferramenta utilizada mostrou-se eficaz para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, proporcionando momentos de diversão, enfatizando a importância da utilização de metodologias ativas no ensino em diversas áreas de conhecimento

