Uma cartilha para a compostagem de resíduos orgânicos domésticos como ferramenta de educação ambiental no ambiente escolar
Data da publicação
Data da defesa
Permissão de acesso
Autoria
Orientador(a)
Lattes do Orientador
Diretor
Roteirista
Produtor executivo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Título do periódico
Volume do periódico
Número da edição do periódico
Página inicial
Página final
Título do Evento
Número da edição do Evento
Nome da instituição
Editora
Local de edição
Campus
Departamento
DOI
ISBN
ISSN
ISMN
Outros identificadores
Resumo
O descarte inadequado de resíduos orgânicos domiciliares pode ser considerado um sério problema ambiental. O processo de compostagem pode ser inserido no âmbito educacional, da Educação Ambiental, visando a melhoria e proteção do meio ambiente, considerando a atenção aos valores éticos. O presente estudo objetivou analisar a viabilidade da prática da compostagem como ferramenta didática no ambiente escolar, por meio da utilização de uma Cartilha. A construção da Cartilha partiu de um experimento piloto de compostagem, seguido da formulação do material em meio digital. Posteriormente, esta Cartilha foi avaliada através da aplicação de um questionário. De um modo geral, os docentes que responderam o questionário demonstraram interesse em relação a Cartilha e, consequentemente, em trabalhar o tema em sala de aula. A grande maioria a julgou como totalmente adequada e apta a ser utilizada como recurso didático. Este recurso didático pode contribuir para o desenvolvimento da conscientização ambiental no ambiente escolar, permitindo deste modo o desenvolvimento de um processo de ensino aprendizagem significativos, por meio da sensibilização e cooperação dos educandos em relação à sustentabilidade ambiental.

