Confecção de lâminas vegetais e elaboração de roteiro de aulas práticas a fim de contribuir com o processo de ensino-aprendizagem do componente curricular anatomia vegetal
Data da publicação
Data da defesa
Permissão de acesso
Orientador(a)
Lattes do Orientador
Diretor
Roteirista
Produtor executivo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Título do periódico
Volume do periódico
Número da edição do periódico
Página inicial
Página final
Título do Evento
Número da edição do Evento
Nome da instituição
Editora
Local de edição
Campus
Departamento
DOI
ISBN
ISSN
ISMN
Outros identificadores
Resumo
Este trabalho possui autorização de publicação apenas do resumo.
Com o limitado material didático disponível para aulas laboratoriais, especificamente da área de Botânica é necessária a criação e adaptação de novas estratégias de ensino para tornar o aprendizado agradável e satisfatório. O objetivo desse trabalho foi a confecção de lâminas permanentes e a produção de roteiro de aulas práticas para tornar mais dinâmicas e produtivas as aulas em laboratório do curso de Licenciatura em Biologia, facilitando a compreensão de temas através da aplicação didática e contribuindo para a formação de futuros professores. As amostras vegetais coletadas para a confecção das lâminas foram de espécies encontradas na região do Instituto Federal de Brasília – Campus Planaltina, com foco na região de Bioma Cerrado. O roteiro foi avaliado por discentes do 1° e 2° semestre de 2018 matriculados no componente curricular Anatomia Vegetal e também por docentes de Botânica. Ao aplicar o teste de Kruskal-Wallis para as respostas obtidas a partir das avaliações dos discentes quanto ao uso do roteiro, verificou-se que o sim se diferenciou do não e do moderadamente em relação à qualidade e eficácia do material. A percepção quanto ao uso das lâminas e do roteiro foi a mesma entre as duas turmas de acordo com o teste de Mann-Whitney, o que demonstra a importância do seu uso nas aulas práticas. Desta maneira, ao estabelecer um vínculo associativo entre o material didático, neste caso as lâminas, e a planta que é encontrada na própria instituição de ensino, é possível integrar os estudos e aproximar a aula ao cotidiano discente.

