Utilização do método investigativo para a abordagem da fotossíntese no ensino médio
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Resumo
Este trabalho possui autorização de publicação apenas do resumo.
Frequentemente o ensino de Botânica é relatado pelos professores como uma área de difícil regência. Este trabalho avaliou a utilização do método de ensino investigativo (MEI) no processo de construção do conhecimento sobre fotossíntese, direcionado aos estudantes do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Brasília – Campus Planaltina. O trabalho foi desenvolvido em dois encontros em que os estudantes assistiram a uma aula expositiva dialogada, responderam ao questionário diagnóstico, depois participaram de forma investigativa de um experimento e responderam ao questionário posterior. Esses questionários e uma questão sobre tal tema na prova mensal compuseram o instrumento avaliativo. Para tanto, os dados foram analisados por meio do teste Chi-Quadrado. As análises estatísticas mostraram que o processo de aprendizagem foi aprimorado com a aplicação do MEI. Foi possível identificar também que os estudantes estabeleceram uma postura mais ativa. A pesquisa atingiu os objetivos de tornar a aula interativa e atrativa, condicionando os estudantes a terem uma postura mais questionadora e engajada no processo de aprendizagem. Por fim, recomenda-se uma análise de opinião dos estudantes em relação à utilização do MEI.

