Histórias em quadrinhos para promover a discussão sobre saúde global
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Resumo
O cenário pandêmico do ano de 2020 foi marcado por intensas modificações cotidianas devido à medida de Lookdown adotada mundialmente como a principal forma de controle da disseminação da COVID-19. A realidade da época contava com rotinas de ensino remoto proposto e organizado pela Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal (SEEDF) para as séries da educação básica no DF. Em 2021 algumas Instituições de Ensino iniciaram no dia 2 de agosto a volta às aulas na modalidade híbrida, também regularizada pela SEEDF. Nesse contexto, em 2021 foi aplicado uma proposta interventiva de ensino que utilizou histórias em quadrinhos (HQs) como precursor de debates sobre a saúde global, para o alunado do Ensino Fundamental (EF) que vivênciava a modalidade de ensino híbrida. Foi feito ainda em 2022 aplicação de proposta semelhante para estudantes do Ensino Médio (EM) que integravam a modalide de ensino presencial. Além de debates, fomulários avaliativos coletaram dados de aprendizagem referentes aos conteúdos de Biologia e Ciências da Natureza abordados nas HQs e também a opinião dos participantes sobre a utilização das HQs como material didático. Os resultados da aplicação no EF, evidenciaram que a modalidade de ensino híbrida que conta com atividades remotas alcança menos estudantes (6,51%), quando comparados aos resultados da aplicação realizada na modalidade de ensino totalmente presencial no EM (42,30%). Em ambas aplicações houve aumento absoluto no número de acertos das questões de aprendizagem após a intervenção. O público do EM além deste aumento ainda contou com aumento estatistícamente significativo no número de acertos das mesmas questões.

