Modelos didáticos no ensino de protozoários: uma revisão bibliográfica
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Resumo
Os protozoários são microrganismos heterotróficos, geralmente móveis e sem parede celular. A maioria é de vida livre, contudo, há aqueles que são parasitas e podem causar doenças. Sob outro ponto de vista, há também aqueles protozoários que possuem grande importância ecológica, sendo interessante o estudo destes. Tendo em vista a dificuldade de aprendizagem por parte dos discentes acerca do tema, é relevante um estudo baseado em revisão bibliográfica a respeito desses microrganismos, em conjunto ao uso de modelos didáticos. Visto que, os modelos didáticos podem aumentar a compreensão da temática e tornar as aulas mais participativas entre docente e discentes. Assim, este trabalho buscou analisar publicações científicas, dos últimos 10 anos, acerca do tema: modelos didáticos no ensino de protozoários, levando a uma reflexão sobre o impacto que a utilização destes modelos pode apresentar no processo de ensino e aprendizagem. Para isso, foi realizada uma análise da produção intelectual brasileira entre os anos de 2013 a 2023 sobre protozoários e modelos didáticos no ensino. O levantamento do material utilizado foi feito através das plataformas de busca do Google Acadêmico, SciElo e nos Periódicos CAPES utilizando os descritores “protozoários” e “modelos didáticos” considerando artigos científicos, monografias de graduação, monografia de especialização, dissertações, anais e teses em português relacionados a áreas das ciências biológicas e da educação. A partir das análises realizadas foi possível observar que a maior parte das publicações é relacionada a protozooses; o material mais utilizado nos modelos didáticos de protozoários foi a massa de biscuit devido à sua maior durabilidade em relação a outros materiais e a região que possui maior número de publicações sobre estes microrganismos é a Sudeste.

