Modelos didáticos no ensino de protozoários: uma revisão bibliográfica

Data da publicação

Data da defesa

2023-11-27

Permissão de acesso

Diretor

Roteirista

Produtor executivo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Título do periódico

Volume do periódico

Número da edição do periódico

Página inicial

Página final

Título do Evento

Número da edição do Evento

Nome da instituição

Instituto Federal de Brasília

Editora

Local de edição

Departamento

DOI

ISBN

ISSN

ISMN

Outros identificadores

Resumo

Os protozoários são microrganismos heterotróficos, geralmente móveis e sem parede celular. A maioria é de vida livre, contudo, há aqueles que são parasitas e podem causar doenças. Sob outro ponto de vista, há também aqueles protozoários que possuem grande importância ecológica, sendo interessante o estudo destes. Tendo em vista a dificuldade de aprendizagem por parte dos discentes acerca do tema, é relevante um estudo baseado em revisão bibliográfica a respeito desses microrganismos, em conjunto ao uso de modelos didáticos. Visto que, os modelos didáticos podem aumentar a compreensão da temática e tornar as aulas mais participativas entre docente e discentes. Assim, este trabalho buscou analisar publicações científicas, dos últimos 10 anos, acerca do tema: modelos didáticos no ensino de protozoários, levando a uma reflexão sobre o impacto que a utilização destes modelos pode apresentar no processo de ensino e aprendizagem. Para isso, foi realizada uma análise da produção intelectual brasileira entre os anos de 2013 a 2023 sobre protozoários e modelos didáticos no ensino. O levantamento do material utilizado foi feito através das plataformas de busca do Google Acadêmico, SciElo e nos Periódicos CAPES utilizando os descritores “protozoários” e “modelos didáticos” considerando artigos científicos, monografias de graduação, monografia de especialização, dissertações, anais e teses em português relacionados a áreas das ciências biológicas e da educação. A partir das análises realizadas foi possível observar que a maior parte das publicações é relacionada a protozooses; o material mais utilizado nos modelos didáticos de protozoários foi a massa de biscuit devido à sua maior durabilidade em relação a outros materiais e a região que possui maior número de publicações sobre estes microrganismos é a Sudeste.

Descrição

Áreas do conhecimento (CNPq)

CIENCIAS BIOLOGICAS

Referência

MELO, Lucilene Tiago de. Modelos didáticos no ensino de protozoários: uma revisão bibliográfica. 2023. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2023.

Agência de fomento

Link externo

Link multimídia

Coleções