O caminho da comida: jogo didático sobre sistema digestório para alunos do ensino médio
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Resumo
A utilização de jogos e de atividades práticas no ensino de Biologia apresenta ser uma alternativa diversificadora do ensino tradicional, ainda muito utilizado neste componente curricular. O tradicionalismo utilizado na educação apresenta o docente como único detentor do saber, tornando os discentes passivos no processo de aprendizagem. Jogos didáticos e atividades diversificadas permitem que estes indivíduos participem ativamente nas aulas. Além disto, é necessária uma compreensão abrangente sobre a influência da formação docente na estratégia aplicada nas aulas. Objetivando auxiliar no processo de ensino e de aprendizagem de conteúdos relacionados ao sistema digestório, criou-se um jogo didático de tabuleiro intitulado O CAMINHO DA COMIDA que foi desenvolvido e aplicado para três turmas do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio (2º ano) do Instituto Federal de Brasília (IFB), Campus Planaltina. Para avaliar a influência do jogo didático, em uma turma a aula foi auxiliada apenas por apresentação de slides e, nas outras duas, houve o auxílio do jogo didático. Para observação destes resultados, foram utilizados questionários pré e pós-aula. O jogo apresentou ser uma ferramenta facilitadora no processo educativo dos estudantes participantes, tendo em vista o melhor desempenho estudantil nas aulas ministradas com esta proposta de ensino. Além da análise realizada através dos questionários, destacou-se a grande participação e interação estudantil durante a aula prática com o jogo, diferentemente da aula com datashow que foi observada grande dispersão, uso constante de celular e sonolência por parte de muitos estudantes.

