A paleontologia no currículo em movimento do Distrito Federal

Data da publicação

Data da defesa

2022-07-29

Permissão de acesso

Diretor

Roteirista

Produtor executivo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Título do periódico

Volume do periódico

Número da edição do periódico

Página inicial

Página final

Título do Evento

Número da edição do Evento

Nome da instituição

Instituto Federal de Brasília

Editora

Local de edição

Departamento

DOI

ISBN

ISSN

ISMN

Outros identificadores

Resumo

A paleontologia é um campo ainda muito incipiente dentro das salas de aulas das escolas brasileiras em decorrência de diversos fatores, entre eles está a abordagem feita pelos currículos do conteúdo, que por sua vez pode favorecer para uma formação mais completa, problematizadora, emancipadora dos estudantes ou pode apenas mencionar conteúdos soltos, fragmentados que não contribuem de forma concreta na construção do conhecimento discente. O presente trabalho teve como objetivo a identificação e análise dos conteúdos e objetivos de aprendizagem relacionados à paleontologia dentro do Currículo em Movimento da Secretaria de Educação do Distrito Federal, no Ensino Fundamental Anos Finais e também do Novo Ensino Médio através da análise textual. Foi possível verificar que os conteúdos levantados dentro do Currículo promovem a paleontologia como ciência e favorecem uma abordagem interdisciplinar do assunto, além de propiciar a crítica e a problematização. No entanto, não está livre de falhas posto que há séries que o conteúdo não aparece e em outras o conteúdo é bastante diminuto.

Descrição

Áreas do conhecimento (CNPq)

CIENCIAS BIOLOGICAS

Referência

PÁDUA, Antônio Marcos Santos de. A paleontologia no currículo em movimento do Distrito Federal. 2022. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2022.

Agência de fomento

Link externo

Link multimídia

Coleções