A paleontologia no currículo em movimento do Distrito Federal
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Resumo
A paleontologia é um campo ainda muito incipiente dentro das salas de aulas das escolas brasileiras em decorrência de diversos fatores, entre eles está a abordagem feita pelos currículos do conteúdo, que por sua vez pode favorecer para uma formação mais completa, problematizadora, emancipadora dos estudantes ou pode apenas mencionar conteúdos soltos, fragmentados que não contribuem de forma concreta na construção do conhecimento discente. O presente trabalho teve como objetivo a identificação e análise dos conteúdos e objetivos de aprendizagem relacionados à paleontologia dentro do Currículo em Movimento da Secretaria de Educação do Distrito Federal, no Ensino Fundamental Anos Finais e também do Novo Ensino Médio através da análise textual. Foi possível verificar que os conteúdos levantados dentro do Currículo promovem a paleontologia como ciência e favorecem uma abordagem interdisciplinar do assunto, além de propiciar a crítica e a problematização. No entanto, não está livre de falhas posto que há séries que o conteúdo não aparece e em outras o conteúdo é bastante diminuto.

