A aprendizagem baseada em problemas para o ensino de ciências do 8° ano do ensino fundamental
Data da publicação
Data da defesa
Permissão de acesso
Autoria
Orientador(a)
Lattes do Orientador
Diretor
Roteirista
Produtor executivo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Título do periódico
Volume do periódico
Número da edição do periódico
Página inicial
Página final
Título do Evento
Número da edição do Evento
Nome da instituição
Editora
Local de edição
Campus
Departamento
DOI
ISBN
ISSN
ISMN
Outros identificadores
Resumo
A metodologia de ensino de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) oferece uma abordagem dinâmica e envolvente para o ensino de Ciências na escola. Ao adotar essa metodologia, os estudantes são incentivados a se tornarem aprendizes ativos, desenvolvendo habilidades cognitivas e socioemocionais essenciais. A ABP promove a conexão entre a teoria científica e a prática, preparando os estudantes para enfrentar os desafios do mundo real. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo aplicar e avaliar o desempenho da metodologia de ABP no processo de ensino e aprendizagem dos alunos dos 8°anos A e B do Centro de Ensino Fundamental 1 de Planaltina, onde 50 alunos participaram e avaliaram a metodologia aplicada através de um questionário. De acordo com os resultados obtidos através do questionário, pode-se observar que a metodologia aplicada alcançou resultados positivos, dado que alunos assumiram o protagonismo ao investigarem e solucionarem os estudos de caso propostos a estes, bem como trabalharam em grupo e discutiram com criticidade os problemas a eles atribuídos. Sendo assim, este trabalho mostrou que a utilização de metodologias de ensino como a ABP no ensino de ciências pode ser uma eficaz ferramenta didática, colaborando com o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos.

