Material didático on-line sobre classificação vegetal para escolas sem acesso às áreas verdes

Data da publicação

Data da defesa

2018-06-04

Permissão de acesso

Diretor

Roteirista

Produtor executivo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Título do periódico

Volume do periódico

Número da edição do periódico

Página inicial

Página final

Título do Evento

Número da edição do Evento

Nome da instituição

Instituto Federal de Brasília

Editora

Local de edição

Departamento

DOI

ISBN

ISSN

ISMN

Outros identificadores

Resumo

Os espaços disponíveis como laboratórios onde possam ser ministradas aulas práticas podem ser considerados um artigo de luxo para as escolas que têm apenas salas para execução destas atividades. Mesmo com a importância das plantas, o ensino da botânica ainda manifesta obstáculos por conter alguns conteúdos abstratos, e ter como base estudo evolutivo, taxonômico, morfológico e fisiológico dos vegetais. Diante da urbanização, cada vez menos os professores têm a oportunidade de levar seus estudantes para atividades práticas em locais arborizados. A diminuição dos recursos financeiros também é um grande colaborador para a não realização dessas atividades. Na presença destes fatos, um material virtual pode facilitar o ensino de botânica, estimular o interesse dos estudantes pelos vegetais, desenvolvendo uma percepção mais atrativa deste tema. Assim, o objetivo deste trabalho foi elaborar um curso on-line sobre classificação vegetal e suas relações filogenéticas. Foi construída uma sala de Ambiente Virtual de Aprendizagem no Moodle de fácil acesso e linguagem clara. O público-alvo foram estudantes do 2o ano do ensino médio, de uma escola da Secretaria de Educação do DF, desprovida de áreas verdes. Na utilização da plataforma de botânica, observou-se que apenas dois estudantes desempenharam as atividades propostas até o final do curso. Diante dos resultados obtidos, mesmo com a baixa adesão dos estudantes, a criação do curso de botânica no Moodle mostrou-se válida e positiva, podendo ser adaptada para outras áreas de conhecimento.

Descrição

Áreas do conhecimento (CNPq)

CIENCIAS BIOLOGICAS

Referência

PEREIRA, Tatiane de Souza. Material didático on-line sobre classificação vegetal para escolas sem acesso às áreas verdes. 2018. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2018.

Agência de fomento

Link externo

Link multimídia

Coleções