Residência pedagógica e estágio supervisionado: um estudo comparativo do impacto sobre a aprendizagem dos discentes de licenciatura em biologia

Data da publicação

Data da defesa

2022-01-19

Permissão de acesso

Diretor

Roteirista

Produtor executivo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Título do periódico

Volume do periódico

Número da edição do periódico

Página inicial

Página final

Título do Evento

Número da edição do Evento

Nome da instituição

Instituto Federal de Brasília

Editora

Local de edição

Departamento

DOI

ISBN

ISSN

ISMN

Outros identificadores

Resumo

A formação de professores é um dos elementos essenciais para que que o ensino aconteça, uma vez que um profissional da educação bem formado atuará de forma mais eficiente no processo educacional. O Estágio Supervisionado por sua vez, tem uma grande importância para essa formação. O Programa de Residência Pedagógica tem o objetivo de implementar projetos que aliassem a teoria e a prática nos cursos de licenciatura. Deste modo, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a participação dos licenciados em biologia do Instituto Federal de Brasília no programa de Residência Pedagógica e comparar com a vivência de outros licenciandos que realizaram o Estágio Supervisionado verificando as contribuições de aprendizagem para o seu processo de formação. Para isso, foram desenvolvidos dois questionários com perguntas relacionadas ao Estágio Supervisionado e a Residência Pedagógica. Estes questionários foram aplicados aos licenciandos (ados) de Biologia por meio do Google formulários, e posteriormente foi realizado uma análise qualitativa dos dados obtidos. Verificou-se que tanto o Estágio Supervisionado quanto a Residência Pedagógica são essenciais no processo formativo dos docentes, ademais o Programa de Residência Pedagógica proporciona oportunidades que as vezes o estágio não proporcionaria.

Descrição

Áreas do conhecimento (CNPq)

CIENCIAS BIOLOGICAS

Referência

ABOU, Adália Alves Xavier Mouhamad. Residência pedagógica e estágio supervisionado: um estudo comparativo do impacto sobre a aprendizagem dos discentes de licenciatura em biologia. 2021. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2022.

Agência de fomento

Link externo

Link multimídia

Coleções