Organizadores prévios no ensino de ciência: vídeo introdutório ao conteúdo de evolução e seleção natural
Data da publicação
Data da defesa
Permissão de acesso
Autoria
Orientador(a)
Lattes do Orientador
Diretor
Roteirista
Produtor executivo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Título do periódico
Volume do periódico
Número da edição do periódico
Página inicial
Página final
Título do Evento
Número da edição do Evento
Nome da instituição
Editora
Local de edição
Campus
Departamento
DOI
ISBN
ISSN
ISMN
Outros identificadores
Resumo
Em face da complexidade encontrada no ensino de Ciências, somada à dificuldade em cativar a atenção dos estudantes em sala de aula atualmente, este trabalho buscou desenvolver e aplicar um Produto Educacional (PE) como organizador prévio do assunto de evolução biológica através da seleção natural. A videoaula foi gravada de forma amadora e disponibilizada no YouTube para ampla utilização. Uma entrevista com o professor de Ciências do Ensino Fundamental do Centro Educacional 01 - Planaltina-DF e um questionário de opinião para os discentes foram aplicados como forma de avaliar a efetividade e receptividade das turmas de A a G do 8o ano. Conforme dados coletados, 70% dos entrevistados relataram que o projeto os ajudou na compreensão do conteúdo e 80% gostariam que a iniciativa fosse aplicada em outras oportunidades. A avaliação geral do produto demonstrou que 57% dos discentes consideraram o projeto bom e 18% o julgaram muito bom. Tendo em vista as respostas dos estudantes ao questionário e a entrevista com o docente aplicador, pode-se inferir que o projeto auxiliou grande parte dos estudantes a compreender melhor o conteúdo, além de disponibilizar janelas de interação contextualização, conforme objetivado por organizadores prévios. Considerando a gama de assuntos abordados em Ciências, a disciplina é uma excelente candidata para ferramentas alternativas que contribuam no processo de ensino e aprendizagem.

