Tomada de decisão em gestão de microempresa do ramo alimentício: um estudo de caso
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Resumo
Este estudo busca compreender as formas como um microempreendedor do comércio varejista de açaí toma suas decisões, assim como o impacto delas sobre o negócio. Trata-se de um estudo de caso baseado numa abordagem qualitativa de caráter observatório e inspiração etnográfica no que diz respeito à coleta de dados. Com base nas observações feitas e na identificação das etapas e tipos de decisões tomadas, justificativas utilizadas e efetividade percebida, houve convergência com algumas características descritas pela teoria a respeito das microempresas e do comportamento dos proprietários. O negócio estudado surgiu a partir de uma oportunidade não prevista e continua a ser administrado sem planejamento estratégico. O proprietário apresenta padrões de comportamento focados na parte prática do negócio, com ações de curto prazo e utilizando o pensamento empírico para tomar suas decisões. Foi identificado também ausência de controle sobre os processos da empresa, com baixo uso de dados de negócio para analisar suas decisões. Como contribuição à literatura, foi confirmada a valorização maior dada ao conhecimento empírico que ao teórico, além de demonstrada a complexidade de um comércio no ramo alimentício. Embora essa estratégia de coleta de dados não seja exaustiva e sistemática a ponto de oferecer generalizações, permite fazer comparações com negócios semelhantes tendo em vista as regularidades e contrastes entre casos.

