Estudo de viabilidade econômico-financeira de uma oficina de lanternagem e pintura automotiva
Arquivo(s)
Data da publicação
Data da defesa
Permissão de acesso
Orientador(a)
Lattes do Orientador
Diretor
Roteirista
Produtor executivo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Título do periódico
Volume do periódico
Número da edição do periódico
Página inicial
Página final
Título do Evento
Número da edição do Evento
Nome da instituição
Editora
Local de edição
Campus
Departamento
DOI
ISBN
ISSN
ISMN
Outros identificadores
Resumo
O objetivo deste trabalho é realizar a análise econômico-financeira de um novo negócio do ramo de lanternagem e pintura no Gama/DF. Para tal, é necessário caracterizar e realizar uma análise de mercado relativo ao negócio de lanternagem e pintura, além de desenvolver um plano de negócio, por meio da elaboração dos planos de marketing, operacional e financeiro. No plano de marketing buscou-se caracterizar o mercado, os concorrentes, os clientes e os fornecedores e o Mix de Marketing foi utilizado para delineamento de estratégia da empresa. O plano operacional apoiou-se em uma revisão bibliográfica e na coleta de informações junto a empresários atuantes no setor de lanternagem e pintura. A partir disso foi possível propor um layout para a oficina, descrever os processos e procedimentos da empresa, levantar a necessidade de equipamentos e materiais, além de mensurar a capacidade produtiva e a necessidade de pessoal. Por fim, no plano financeiro, aponta-se a necessidade de investimentos e estima-se o faturamento, custos e resultado financeiro. Considerando-se os cenários propostos, foi possível observar que a abertura de um negócio do tipo é viável.

