A dislexia em foco: uma análise do filme 'Como estrelas na terra' e suas relações com a realidade escolar vivenciada no estágio da residência pedagógica - RP no curso de pedagogia

Data da publicação

Data da defesa

2025

Permissão de acesso

Diretor

Roteirista

Produtor executivo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Título do periódico

Volume do periódico

Número da edição do periódico

Página inicial

Página final

Título do Evento

Número da edição do Evento

Nome da instituição

Instituto Federal de Brasília

Editora

Local de edição

Departamento

DOI

ISBN

ISSN

ISMN

Outros identificadores

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de analisar a representação da dislexia no filme "Como Estrelas na Terra", relacionando com a realidade educacional observada durante o estágio na Residência Pedagógica do curso de Pedagogia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo e analítico a partir do filme e da observação de uma criança em hipótese com o transtorno da dislexia. Com base na metodologia de análise de conteúdo, esta pesquisa aponta que existem dificuldades na intervenção de alunos com dislexia em sala de aula pela falta de informações sobre os transtornos e suas características. Conclui-se que a dislexia ainda precisa ser muito explorada, sendo fundamental oferecer um acompanhamento personalizado e realizado por uma equipe multiprofissional. Cabe ao professor reconhecer as necessidades particulares e as habilidades de aprendizado do aluno, adaptando suas práticas pedagógicas para garantir a inclusão no ambiente escolar regular e facilitar o processo de ensino e aprendizagem. A análise foi capaz de revelar que mesmo com os avanços nos marcos legais para uma educação inclusiva, a atualidade que o filme traz é confirmada nas atividades práticas durante o curso de Pedagogia, revelam a realidade na educação e os discursos que a permeiam. Mais do que isso, denuncia as extremas dificuldades na educação e dos profissionais no enfrentamento e acolhimento de demandas com necessidades educativas especiais.

Descrição

Áreas do conhecimento (CNPq)

CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL

Referência

GARAJAÚ, Marleide Alves. A dislexia em foco: uma análise do filme 'Como estrelas na terra' e suas relações com a realidade escolar vivenciada no estágio da residência pedagógica - RP no curso de pedagogia. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Pedagogia — Instituto Federal de Brasília, Campus São Sebastião, Brasília, 2024.

Agência de fomento

Link externo

Link multimídia

Coleções