Avaliação dos fatores que influenciam a intenção de compra de cosméticos veganos por docentes do Instituto Federal de Brasília - IFB

Data da publicação

Data da defesa

2025

Permissão de acesso

Diretor

Roteirista

Produtor executivo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Título do periódico

Volume do periódico

Número da edição do periódico

Página inicial

Página final

Título do Evento

Número da edição do Evento

Nome da instituição

Instituto Federal de Brasília

Editora

Local de edição

Departamento

DOI

ISBN

ISSN

ISMN

Outros identificadores

Resumo

Nos últimos anos, a indústria cosmética tem passado por uma significativa transformação, ajustando-se às novas demandas dos consumidores por um estilo de vida mais saudável e sustentável, esse movimento impulsionou a expansão do mercado de cosméticos veganos em escala global. O presente trabalho tem como objetivo avaliar os fatores que influenciam a intenção de compra para cosméticos veganos entre os docentes do Instituto Federal de Brasília (IFB). Foi realizada uma pesquisa qualitativa e quantitativa de caráter descritivo por meio de um questionário estruturado, fornecido eletronicamente a uma amostra não probabilística composta por 135 participantes. Na etapa qualitativa foi feita a aplicação da Técnica da Associação Livre de Palavras TALP. Na etapa quantitativa os dados foram analisados através de estatística descritiva por meio do software IBM SPSS e análises multivariadas, com a aplicação da Modelagem de Equações Estruturais (MEE) por algoritmo Partial Least Square (PLS) com o auxílio do software SmartPLS 4.0. Os resultados revelam que os construtos atitude ecológica, crenças limitantes e barreiras ao acesso relacionados ao consumo de cosméticos veganos explicam conjuntamente 72,1% da variância da intenção de compra. Ademais, identificou-se que a atitude ecológica dos docentes em relação ao consumo de cosméticos veganos é influenciada principalmente por fatores motivacionais, os quais refletem um alinhamento com valores sustentáveis. Em contrapartida, os desafios relacionados às crenças limitantes ao consumo de cosméticos veganos apresentaram impacto negativo e significativo na intenção de compra, atuando como obstáculos comportamentais. Por outro lado, as barreiras ao acesso de cosméticos veganos demonstraram um impacto positivo, mas não significativo na intenção de compra.

Descrição

Áreas do conhecimento (CNPq)

CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA

Referência

SOUZA, Vitória de Oliveira. Avaliação dos fatores que influenciam a intenção de compra de cosméticos veganos por docentes do Instituto Federal de Brasília - IFB. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Campus Gama, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2025.

Agência de fomento

Link externo

Link multimídia

Coleções