Avaliação dos fatores que influenciam a intenção de compra de cosméticos veganos por docentes do Instituto Federal de Brasília - IFB
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Resumo
Nos últimos anos, a indústria cosmética tem passado por uma significativa transformação, ajustando-se às novas demandas dos consumidores por um estilo de vida mais saudável e sustentável, esse movimento impulsionou a expansão do mercado de cosméticos veganos em escala global. O presente trabalho tem como objetivo avaliar os fatores que influenciam a intenção de compra para cosméticos veganos entre os docentes do Instituto Federal de Brasília (IFB). Foi realizada uma pesquisa qualitativa e quantitativa de caráter descritivo por meio de um questionário estruturado, fornecido eletronicamente a uma amostra não probabilística composta por 135 participantes. Na etapa qualitativa foi feita a aplicação da Técnica da Associação Livre de Palavras TALP. Na etapa quantitativa os dados foram analisados através de estatística descritiva por meio do software IBM SPSS e análises multivariadas, com a aplicação da Modelagem de Equações Estruturais (MEE) por algoritmo Partial Least Square (PLS) com o auxílio do software SmartPLS 4.0. Os resultados revelam que os construtos atitude ecológica, crenças limitantes e barreiras ao acesso relacionados ao consumo de cosméticos veganos explicam conjuntamente 72,1% da variância da intenção de compra. Ademais, identificou-se que a atitude ecológica dos docentes em relação ao consumo de cosméticos veganos é influenciada principalmente por fatores motivacionais, os quais refletem um alinhamento com valores sustentáveis. Em contrapartida, os desafios relacionados às crenças limitantes ao consumo de cosméticos veganos apresentaram impacto negativo e significativo na intenção de compra, atuando como obstáculos comportamentais. Por outro lado, as barreiras ao acesso de cosméticos veganos demonstraram um impacto positivo, mas não significativo na intenção de compra.