Institucionalização da Educação a Distância no Instituto Federal de Brasília: como elaborar projetos de cursos técnicos presenciais – uma trilha formativa
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Resumo
A pesquisa, situada no âmbito do mestrado profissional em educação profissional e tecnológica (ProfEPT), tem por tema a institucionalização da Educação a Distância no Instituto Federal de Brasília (IFB), com ênfase na seguinte questão de pesquisa: quais os conhecimentos legais, normativos e pedagógicos fundamentais à institucionalização da educação a distância nos cursos técnicos presenciais do IFB, no âmbito da elaboração de projetos pedagógicos de curso? Por estar situada no contexto de um mestrado profissional é fundamental que a pesquisa gere um produto. Desse modo, colocam-se como objetivos da pesquisa identificar, no âmbito do PPC, como se dá a implementação da carga horária a distância nos cursos técnicos presenciais do IFB; identificar os conhecimentos legais, normativos e pedagógicos fundamentais à institucionalização da educação a distância nos cursos técnicos presenciais do IFB, no âmbito da elaboração de projetos pedagógicos de curso; analisar as percepções dos profissionais envolvidos no processo de elaboração dos projetos pedagógicos de curso quanto a utilização de Tecnologias de Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na carga horária a distância dos cursos presenciais; mapear os conhecimentos necessários aos profissionais para implementação da carga horária de EaD nos cursos técnicos presenciais. E, a partir desse diagnóstico, elaborar curso para profissionais da educação voltado à implementação da carga horária a distância nos currículos dos cursos técnicos presenciais, conforme as diretrizes legais e do IFB. Nesse sentido, o objetivo geral da pesquisa é analisar os processos implementação da carga horária a distância em cursos técnicos presenciais visando a formação dos profissionais envolvidos na elaboração de projetos pedagógicos. A pesquisa se apoiou na abordagem quanti-qualitativa, com o emprego de dois instrumentos: 1) levantamento e análise documental dos instrumentos normativos do IFB e dos projetos pedagógicos dos cursos técnicos subsequentes presenciais quanto à previsão e à definição da utilização da carga horária a distância; 2) aplicação de um questionário que buscou identificar os conhecimentos legais, normativos e pedagógicos fundamentais à institucionalização da educação a distância nos cursos técnicos presenciais do IFB, no âmbito da elaboração de projetos pedagógicos de curso. Participaram da pesquisa 80 servidores, sendo 71 professores e 09 técnicos, que responderam ao instrumento questionário. Os resultados da pesquisa destacam os benefícios da integração de tecnologias nos cursos presenciais, mas também evidenciam a necessidade de um planejamento mais eficaz para sua aplicação. As principais necessidades formativas identificadas estão relacionadas à elaboração de PPCs e à oferta de cursos, abrangendo temas como base legal da EaD, currículo na Educação Profissional e Tecnológica em relação a EaD, tecnologias digitais, ambientes virtuais de aprendizagem e elaboração de PPCs com carga horária a distância no âmbito do IFB. Com base nessas conclusões, foi desenvolvido o produto educacional, uma trilha formativa intitulada "Como planejar carga horária a distância nos PPCs dos cursos técnicos presenciais?". Essa trilha tem como objetivo apoiar a implementação da carga horária a distância, contribuindo para a institucionalização dessa modalidade no IFB e atendendo aos requisitos legais e às necessidades formativas dos servidores envolvidos.

