Práticas de letramento: estratégias de leitura em uma pesquisa-ação no ensino médio integrado
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Resumo
Esta pesquisa centra-se na indagação de como trabalhar as práticas de letramento nas aulas de Língua Portuguesa no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica de uma forma que incentive a emancipação do estudante. A emancipação refere-se à tentativa de desenvolver práticas educativas que incentivem o “Ser Mais” (Freire, 2022a) existente em todos os seres humanos sem esquecer que todos estão inseridos em uma coletividade. O objetivo geral da pesquisa foi contribuir para o desenvolvimento de práticas de letramento a partir de estratégias didáticas, direcionadas aos estudantes do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Brasília campus Brasília. Os objetivos específicos foram: identificar as estratégias didáticas utilizadas por professores de Língua Portuguesa que contribuam para o desenvolvimento da autonomia dos educandos; verificar como os estudantes compreendem e atuam nas práticas de letramento durante as aulas de português; criar e aplicar uma sequência didática, em que os educandos experimentem estratégias didáticas que incentivem a autonomia durante o desenvolvimento de práticas de letramento, efetivadas nas aulas de português; e avaliar o processo e os resultados da aplicação da sequência didática. A relevância desta pesquisa está em buscar a formação de leitores e produtores de textos proficientes. O estudo concentra-se na área da Educação Profissional e Tecnológica, vinculado à linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica e ao macroprojeto Práticas Educativas no Currículo Integrado do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, ofertado pelo Instituto Federal de Brasília. O desenvolvimento da pesquisa baseou-se em referenciais teóricos sobre práticas de letramento (Freire, 2022a; Soares, 1998; Kleiman, 1995, 2005; Rojo, 2009, 2012; Rojo e Moura, 2019; Street, 2006, 2014), gêneros discursivos (Bakhtin, 2003; Marcuschi, 2008; Fiorin, 2022; Koch, 2012; Lopes-Rossi, 2023), estratégias de leitura (Solé, 1998; Silva, 2016; Girotto e Souza, 2010), e Ensino Médio Integrado dos Institutos Federais (Ramos, 2008; Ciavatta, 2005, 2014; Araújo e Frigotto, 2015). Junto ao desenvolvimento da investigação foi construído um produto educacional: uma sequência didática para incentivar os estudantes a lerem de maneira autônoma a partir do desenvolvimento de práticas de letramento nas aulas de Língua Portuguesa no Ensino Médio Integrado ao Técnico em Eventos. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com caráter descritivo quanto aos objetivos. O método de interpretação utilizado foi o dialético, e o procedimento metodológico baseou-se na pesquisa-ação (Thiollent, 2011). Os dados foram coletados, principalmente, por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com estudantes e o docente de Língua Portuguesa, além de rodas de conversa com os estudantes. Para a análise de dados, empregou-se a análise de conteúdos (Bardin, 1977; Silva; Fossá, 2015). Os resultados indicam que a sistematização e o ensino de estratégias de leitura para os estudantes durante a realização de práticas de letramento promovem a autonomia dos educandos.

