Contribuição dos conhecimentos em saúde do trabalhador na formação de estudantes da Educação Profissional e Tecnológica
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Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar a relação entre trabalho e educação que incidem na saúde do trabalhador, e identificar se essa temática saúde do trabalhador faz parte da formação dos estudantes do ensino médio integrado do Instituto Federal de Brasília-IFB- campus Brasília. A metodologia da pesquisa consiste em revisão bibliográfica, sobre a temática, análise documental dos planos de curso dos cursos do ensino médio integrado ofertados pelo IFB-Campus Brasília e estudo de caso na fase de aplicação do produto educacional: exposição de um vídeo didático sobre saúde e segurança do trabalhador aos estudantes desses cursos. Sob um caráter qualitativo, buscou estimar e compreender as questões do mundo do trabalho que infringem a Saúde do Trabalhador. Esta pesquisa traz, na revisão bibliográfica, a historicidade da relação entre trabalho e educação, as contradições que marcam a relação entre trabalho e saúde na sociedade capitalista, e a trajetória da medicina do trabalho à saúde do trabalhador. Na análise documental, traz os achados relacionados à saúde do trabalhador nos planos de curso dos cursos técnicos em informática e eventos integrados ao ensino médio ofertados pelo IFB-Campus Brasília. O estudo mostrou que mesmo após identificarmos nos ementários dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, poucos conteúdos presentes nos componentes curriculares que podem facilitar a inserção da abordagem à saúde do trabalhador, a maioria dos estudantes que participaram da fase do estudo de caso da pesquisa, não possuíam conhecimentos pré existentes sobre a temática. E que após o contato “ainda que de forma inicial” através da aplicação do produto educacional em formato de um vídeo expositivo sobre o tema, a maioria dos alunos demonstraram aceitabilidade e consideraram a relevância da abordagem da temática para sua formação. O estudo da relação entre trabalho e educação nos remete a semântica que se aproxima a definição de politecnia, podendo se assemelhar da concepção de uma educação integral e omnilateral. Partindo dessa concepção, o estudo possibilitou compreender que diante do universo de conhecimentos que garante a formação integral, o tema saúde do trabalhador merece um olhar mais holístico e que precisa ser mais difundido dentro da sala de aula. Os resultados nos mostram que apesar de reconhecer a importância dos conhecimentos em segurança do trabalho, a abordagem da saúde do trabalhador, de forma transformadora e emancipadora, precisa ir além da compreensão apenas de se relacionar com conteúdos curriculares e fatores técnicos inerentes às atividades laborais, precisamos avançar na aplicabilidade da interdisciplinaridade, objetivando ampliar a visão crítica desse trabalhador, através de uma abordagem mais dinâmica dos conhecimentos que precisam ser construídos, de forma coletiva, contínua, interdisciplinar, democrática e participativa.