Bases conceituais da educação profissional e tecnológica: uma proposta de formação continuada para professores
Arquivo(s)
Data da publicação
Data da defesa
Permissão de acesso
Orientador(a)
Co-orientador
Lattes do Co-orientador
Diretor
Roteirista
Produtor executivo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Título do periódico
Volume do periódico
Número da edição do periódico
Página inicial
Página final
Título do Evento
Número da edição do Evento
Nome da instituição
Editora
Local de edição
Sigla
Campus
Departamento
País
DOI
ISBN
ISSN
ISMN
Outros identificadores
Resumo
O princípio educativo do trabalho, a formação integrada e a politecnia se constituem como princípios norteadores para o alcance de uma educação emancipatória. Entretanto, muitos são os desafios e especificidades da formação e atuação docente na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Este estudo teve como objetivo principal contribuir para o processo de formação continuada, com foco nas bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica, dos professores que atuam no Ensino Médio Integrado da Secretaria de Educação do Distrito Federal. O referencial teórico discute como a relação entre trabalho e educação perpassa todo o ecossistema educacional. A metodologia adotada, de natureza quali-quantitativa, tem como base a pesquisa-ação e os dados empíricos foram obtidos junto a três instituições de ensino da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Entrevista, questionário e formulário de consulta, foram os instrumentos utilizados para coletar os dados e alcançar os seguintes objetivos específicos: i) mapear a frequência e o enfoque dos cursos de formação continuada oferecidos aos professores que atuam nas escolas de educação profissional; ii) verificar a percepção dos professores que atuam no Ensino Médio Integrado sobre a formação continuada nas bases conceituais da EPT; iii) averiguar a visão institucional acerca da importância da formação continuada nas bases conceituais para os professores que atuam na EPT; iv) elaborar uma proposta de curso de formação continuada. Os resultados alcançados, além de confirmarem a necessidade de formação continuada que parta do conhecimento teórico sobre as bases conceituais da EPT, também orientaram a implementação de um curso com vistas à qualificação das práticas pedagógicas dos professores que atuam nesta modalidade de ensino. Ainda em consonância com os referidos dados, foi viável a construção de mensagens educativas, a partir da articulação de três eixos: conceitual, pedagógico e comunicacional. Com a utilização de diferentes plataformas e ferramentas digitais também foi possível contribuir para o letramento digital dos cursistas.