O ensino de ciências sob a perspectiva do letramento científico: uso do ensino de ciências por investigação como alternativa de aprendizagem

Data da publicação

Data da defesa

2022

Permissão de acesso

Co-orientador

Lattes do Co-orientador

Diretor

Roteirista

Produtor executivo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Título do periódico

Volume do periódico

Número da edição do periódico

Página inicial

Página final

Título do Evento

Número da edição do Evento

Nome da instituição

Instituto Federal de Brasília

Editora

Local de edição

Sigla

IFB

Departamento

País

Brasil

DOI

ISBN

ISSN

ISMN

Outros identificadores

Resumo

A educação tem sido alvo de influências das mais diversas áreas, principalmente, daquelas relacionadas com a ciência e com a tecnologia. Esse contexto exige uma reconfiguração do ensino, em especial, na educação profissional e tecnológica, de modo a permitir que os estudantes se apropriem dos conhecimentos científicos para a tomada de atitude e participação cidadã. Este estudo teve como objetivo possibilitar o desenvolvimento de habilidades do letramento científico a partir da abordagem do Ensino de Ciências por Investigação (EnCI) em estudantes do terceiro ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Eletromecânica no Instituto Federal de Brasília (IFB). Para tanto, foi elaborada e aplicada uma sequência de ensino investigativa (SEI) interdisciplinar composta de seis etapas, as quais contaram com os conhecimentos científicos da Ciência Forense, assim como aqueles relacionados ao processo investigativo e argumentativo. Para a elaboração e aplicação desse produto educacional, contamos com a colaboração dos professores das áreas de biologia, física e química do IFB, campus Taguatinga. A pesquisa se circunscreve na pesquisaação e apresenta caráter descritivo e exploratório com abordagem quanti e qualitativa. Para a coleta de dados, realizamos entrevistas semiestruturadas com os docentes participantes, utilizamos formulários e aplicamos casos investigativos aos estudantes do ensino médio técnico integrado. Para verificarmos em que medida a nossa proposta interventiva foi capaz de estimular a elaboração de argumentos e suscitar habilidades do letramento científico, como a apreensão e organização dos conhecimentos científicos, o levantamento e teste de hipóteses, a resolução de problemas e a interação com os elementos científicos, recorremos às produções textuais dos estudantes. Diante dos resultados obtidos, foi possível verificar e compreender a importância do EnCI para o desenvolvimento e a aprendizagem dos estudantes e para a promoção de habilidades do letramento científico no ensino de ciências. O desenvolvimento de atividades investigativas baseadas nos pressupostos do EnCI proporcionou aos estudantes maior engajamento e apreensão dos conhecimentos científicos acerca da temática em estudo.

Descrição

Áreas do conhecimento (CNPq)

CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO

Referência

BATISTA, Denise dos Santos. O ensino de ciências sob a perspectiva do letramento científico: uso do ensino de ciências por investigação como alternativa de aprendizagem. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) — Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2022.

Agência de fomento

Link externo

Link multimídia