Juventudes em transe: um olhar sobre a "admirável escola nova", suas metodologias pedagógicas e a sociedade 5.0 que emerge no século XXI

Data da publicação

Data da defesa

2021

Permissão de acesso

Co-orientador

Lattes do Co-orientador

Diretor

Roteirista

Produtor executivo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Título do periódico

Volume do periódico

Número da edição do periódico

Página inicial

Página final

Título do Evento

Número da edição do Evento

Nome da instituição

Instituto Federal de Brasília

Editora

Local de edição

Sigla

IFB

Departamento

País

Brasil

DOI

ISBN

ISSN

ISMN

Outros identificadores

Resumo

Este trabalho é o resultado de uma pesquisa cujo objetivo principal foi investigar as múltiplas dimensões que caracterizam as juventudes, matriculadas em um curso técnico integrado em eletromecânica, de uma unidade do IFB. A partir desse diagnóstico, foi desenhada uma proposta metodológica de integração que possa mobilizar essas juventudes a partir da linguagem. Ao olhar para essas alunas e alunos, sob a perspectiva freireana, surge a inspiração para criar um jornal escolar. A hipótese é que, ao participarem de reuniões de pauta, ao saírem a campo em busca de “fontes”, ao empreenderem pesquisas que extrapolam o cotidiano e ao se apropriarem de textos do universo do jornalismo, as juventudes sejam capazes de desenvolver uma autoconsciência sobre seus atos e pensamentos, ampliando seu escopo cognitivo. Como produto da pesquisa, foi elaborado um Caderno de Projeto Integrador, que sugere à comunidade docente a confecção de um Projeto Integrador para orientar a formatação do jornal.

Descrição

Áreas do conhecimento (CNPq)

CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO

Referência

OLIVEIRA, Maria do Carmo Pereira de. Juventudes em transe: um olhar sobre a "admirável escola nova", suas metodologias pedagógicas e a sociedade 5.0 que emerge no século XXI. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) — Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2021.

Agência de fomento

Link externo

Link multimídia