Direito à educação: a contribuição da coordenação de curso técnico para o acesso eficaz do estudante ao IFB
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Resumo
Esta pesquisa objetiva analisar em que medida a atuação do coordenador de Curso Técnico do Ensino Médio Integrado (CTEMI) contribui para o acesso eficaz do estudante ao IFB. A metodologia é de abordagem qualiquantitativa, cujos dados compreendem os resultados de alunos concluintes do campus São Sebastião. Com fontes bibliográficas, documentais, o estudo de caso, os instrumentos de coleta de questionário e entrevista semiestruturada e outras referências, a análise empreendeu a dissertação e o Manual de boas práticas. O problema delimitado é como a coordenação do CTEMI pode contribuir para o acesso eficaz do aluno ao IFB? O papel do coordenador de curso está ligado a aspectos da eficiência, sendo definida a sua função que se aproxima da figura do diretor. O estudo de caso do campus São Sebastião evidencia a nova estrutura organizacional da Coordenação de Curso que aponta para a atuação colegiada/compartilhada que se compõe por dois coordenadores que lideram processos interligados do acesso eficaz de alunos e o pedagogo com o apoio técnico-pedagógico. O papel do coordenador e da Coordenação de Curso do EMI ressignificam o contexto de direito à educação. De acordo com o campo teórico prático, recomenda-se avaliar as políticas institucionais do IFB para essa função sob a perspectiva da eficiência institucional, bem como investigar o alcance da aplicação de políticas, como de cotas, no ingresso escolar. O acesso eficaz está baseado em evidências, como forma de gerir as práticas coordenativas.