Projeto de vida no Ensino Médio Integrado
Arquivo(s)
Data da publicação
Data da defesa
Permissão de acesso
Autoria
Orientador(a)
Co-orientador
Lattes do Co-orientador
Diretor
Roteirista
Produtor executivo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Título do periódico
Volume do periódico
Número da edição do periódico
Página inicial
Página final
Título do Evento
Número da edição do Evento
Nome da instituição
Editora
Local de edição
Sigla
Campus
Departamento
País
DOI
ISBN
ISSN
ISMN
Outros identificadores
Resumo
Esta dissertação está vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e teve como objetivo desenvolver uma sequência didática relativa à elaboração do projeto de vida, com vistas à promoção do protagonismo e pertencimento discente dos estudantes do curso de Ensino Médio Integrado (EMI) em Informática do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Campus Ilhéus. O referencial teórico assentou-se nos pilares: adolescências e juventudes; evasão e retenção escolar; permanência e êxito estudantil; pertencimento acadêmico e protagonismo discente; e aprendizagem dialógica como fundamento da prática interventiva. A metodologia da pesquisa, de caráter qualitativo e de cunho translacional, foi realizada a partir da pesquisa-ação. Acredita-se que a identidade social do estudante na escola é construída por meio de múltiplas vivências com seus pares e a escola pode potencializar essa construção de forma positiva e significativa. A sequência didática, produto educacional desta pesquisa, visa dialogar com as inquietações e dúvidas juvenis promovendo a projeção de perspectivas relacionadas ao curso e à vida, de forma a auxiliar numa permanência saudável e construtiva na escola, que culmine com a elaboração de um projeto de vida. Destaca-se que a permanência do estudante na escola com êxito é uma dimensão da democratização da educação. Os dados da pesquisa indicam que os estudantes, em sua maioria, apresentam planos e expectativas em relação ao ensino médio integrado que, por vezes, não correspondem à realidade do curso ofertado. O produto educacional foi avaliado por especialistas em da área de educação e analisaram a sequência didática a partir das categorias conceitual, pedagógica e comunicacional, indicadas por Kaplún (2003) para análise de materiais didáticos. As revisões sugeridas foram incorporadas ao produto educacional. Conclui-se que o projeto de vida é uma temática que deve ser desenvolvida ao longo do ensino médio integrado, de forma gradativa e contínua, nos três ou quatro anos de sua duração, pois a abrangência do projeto de vida vai além da vida escolar, abrange as potencialidades pessoais e avança para a sociedade numa forma de agregar valor à vida de outras pessoas.