O ensino da modalidade escrita da língua portuguesa como segunda língua da pessoa surda: um estudo de caso
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Resumo
O fracasso escolar enfrentado por surdos tem sido motivo frequente de preocupação de estudiosos da educação devido aos prejuízos causados a esse grupo pertencente a uma minoria linguística e cultural. Como singularidades mais relevantes da comunidade surda, podemos citar a capacidade de ler, compreender, comunicar e interagir com o mundo por meio da visualidade. Dito isso, defendemos a construção de uma política educacional para os surdos apoiada no bilinguismo, a qual considere e respeite a língua de sinais como língua natural da pessoa surda, exigindo o desenho de currículos que respeitem a surdez como diferença. Visões clínicas da surdez submetem os surdos a exercícios repetitivos para o desenvolvimento da fala oral, privando-os do acesso aos conhecimentos sistematizados. Nesse sentido, essa pesquisa teve como objetivo geral favorecer a inclusão acadêmica e social das pessoas com surdez por meio da construção de propostas educacionais bilíngues, considerando para isso a aplicação da Pedagogia Visual; delineia-se como estudo de caso com característica descritiva e exploratória, com enfoque na abordagem qualitativa. Este estudo partiu da manifestaçãode interesse do sujeito da pesquisa em obter maior fluência da língua portuguesa - LP, como segunda língua - L2. Diante disso, elaboramos uma sequência didática que buscou colaborar com o processo de ensino-aprendizagem do sujeito do estudo de caso desta pesquisa, tendo em vista a importância de se debater e apresentar metodologias de ensino bilíngues. Este produto consiste na adptação de dois contos e um poema em Histórias em Quadrinhos, utilizando da ferramenta “Pixton” para isso. Vale ressaltar que este trabalho não objetivou criar um método único de ensino para os surdos. Pretendemos aqui evidenciar a necessidade de se repensar concepções e metodologias aplicadas à educação dos surdos, tendo como premissa o respeito à diferença deste grupo que, há tanto tempo, é oprimido por não possuir características estabelecidas como “normais”. Como resultados, evidenciamos que a proposta metodológica fundamentada na filosofia bilíngue possibilitou alcançarmos os objetivos a que esta pesquisa se propôs, uma vez que a Pedagogia Visual, por meio do recurso textual “história em quadrinho”, facilitou a compreensão e interpretação dos textos literários trabalhados com o sujeito da pesquisa, contribuindo para o seu processo de letramento e aprendizagem da modalidade escrita da língua portuguesa.