Ciranda dialógica literária: o letramento literário para a formação cidadã aplicado ao PROEJA

Data da publicação

Data da defesa

2021

Permissão de acesso

Co-orientador

Lattes do Co-orientador

Diretor

Roteirista

Produtor executivo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Título do periódico

Volume do periódico

Número da edição do periódico

Página inicial

Página final

Título do Evento

Número da edição do Evento

Nome da instituição

Instituto Federal de Brasília

Editora

Local de edição

Sigla

IFB

Departamento

País

Brasil

DOI

ISBN

ISSN

ISMN

Outros identificadores

Resumo

Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), ofertado pelo Instituto Federal de Brasília (IFB) e investiga como o letramento literário pode contribuir para a formação cidadã de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada à Educação Profissional (EP). O objetivo geral é desenvolver, como produto educacional, uma sequência didática pautada em uma ciranda dialógica literária. Trata-se de uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, da qual participaram 12 (doze) estudantes do curso Técnico em Edificações, na modalidade PROEJA, do IFB, Campus Samambaia. Como instrumentos de pesquisa, foram aplicados questionário diagnóstico e entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontaram que os estudantes reconhecem a importância da leitura e da literatura para sua formação; porém, as práticas de letramento se davam, em sua maioria, de forma pontual e descontextualizada. Os dados também revelaram que as principais dificuldades dos estudantes estão relacionadas à interpretação de textos literários e à falta do hábito de leitura, o que aponta para a necessidade de um trabalho contínuo de formação de leitores na EJA. A aplicação da sequência didática evidenciou que a abordagem dialógica, aliada a um planejamento que considera a realidade e os interesses dos estudantes, contribui para o engajamento e a participação ativa, favorecendo o desenvolvimento do letramento literário e a reflexão sobre temas relevantes para a formação cidadã.

Descrição

Áreas do conhecimento (CNPq)

CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM

Referência

ASSIS, Fabiana Leite de. Ciranda dialógica literária: o letramento literário para a formação cidadã aplicado ao PROEJA. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) — Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2021.

Agência de fomento

Link externo

Link multimídia