Um arranjo metodológico para o ensino de língua inglesa no curso Técnico em Hospedagem Integrado ao Ensino Médio
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Resumo
Com o intuito de responder a uma lacuna didático-metodológica na literatura sobre educação integrada, no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), este trabalho representa uma pesquisa-ação que buscou consubstanciar um ensino que, ao nortear-se pela concepção de integração (RAMOS, 2008), refletisse seus preceitos em forma de uma organização pedagógica para o ensino de língua inglesa (LI) na educação técnica profissional integrada ao ensino médio, comumente conhecida como Ensino Médio Integrado (EMI). Nesse processo, restringimos nosso campo de pesquisa ao 1º ano do EMI em Hospedagem. Assim, com base em uma revisão bibliográfica sobre o ensino de LI no EMI no âmbito da EPT e a partir de referencial teórico-metodológico complementar e convergente a aspectos da teoria de educação integrada – concernente a práticas educativas para a formação integral (ZABALA, 1998), à tipologia de necessidades educacionais (HUTCHINSON e WATERS, 1987 apud HUHTA et al. 2013), ao ensino híbrido (MORAN, 2018), à pedagogia dos multiletramentos (CAZDEN et al., 1996; ROJO, 2012; FERRAZ, 2012; ARNT, 2018), à metacognição (VILLAS BOAS, 2006), a processos cognitivos para a aprendizagem (DUMMET e HUGHES, 2019) e à formação para a autonomia (FREIRE, 1996) –, realizou-se uma pesquisa-ação existencial e participativa (BARBIER, 2007), em uma turma regular do 1º ano do EMI em Hospedagem, com a participação de duas professoras em formação estagiárias. A implicação de todos os participantes, bem como o caráter cíclico e progressivo da realização em espiral do método de pesquisa ensejou o movimento reflexivo da práxis pedagógica integradora (ARAÚJO e RODRIGUES, 2012), que compreendeu uma dinâmica retroalimentar entre teoria e prática educativa ao longo de um processo de constante esforço de alinhamento da didática à concepção de educação integrada. Por meio da triangulação dos dados coletados a partir de avaliações dos participantes – estudantes e estagiárias –, bem como dos registros do professor-pesquisador, observou-se uma significativa melhora de posturas e comportamentos conducentes ao ensino-aprendizagem por parte dos estudantes, que contribuiu para configurar relação e interação profícuas entre os atores em sala de aula e, consequentemente, refletiu na produção linguística discente. Os ensinamentos didáticos dessa experiência foram subsequentemente teorizados e apresentados em forma de um caderno de orientações metodológicas para o contexto educacional pesquisado, direcionado a professores de língua inglesa – conforme a exigência do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), a que esta pesquisa está vinculada.