Do EMI ao PROEJA: migração de modalidade e a permanência e êxito na Educação Profissional Integrada
Arquivo(s)
Data da publicação
Data da defesa
Permissão de acesso
Autoria
Orientador(a)
Lattes do Orientador
Diretor
Roteirista
Produtor executivo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Título do periódico
Volume do periódico
Número da edição do periódico
Página inicial
Página final
Título do Evento
Número da edição do Evento
Nome da instituição
Editora
Local de edição
Campus
Departamento
DOI
ISBN
ISSN
ISMN
Outros identificadores
Resumo
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada, que investigou um caso específico no Instituto Federal de Brasília (IFB): o movimento de migração de estudantes do Ensino Médio Integrado (EMI) para a Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional (Proeja). O estudo de caso teve como objetivo analisar os diferentes aspectos envolvidos nesse processo, com vistas à permanência e ao êxito estudantil na Educação Profissional Integrada. A coleta de dados ocorreu por meio de análise documental, entrevistas e questionário, sendo os dados examinados à luz da técnica de análise de conteúdo de Bardin (2016). Os resultados evidenciaram que a migração do EMI para o Proeja constitui uma alternativa de continuidade formativa para estudantes que, diante de dificuldades no ensino regular, buscam concluir a Educação Profissional articulada ao ensino médio. A pesquisa está inserida na linha de pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica”, vinculada ao macroprojeto “Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT” e resultou na produção do documentário “Da Evasão à Permanência e Êxito: Reescrevendo caminhos no IFB”. O produto educacional teve como propósito fomentar reflexões e subsidiar o planejamento de estratégias e práticas pedagógicas que contribuam para o acolhimento, a permanência e o êxito dos estudantes migrantes, por meio da socialização de experiências e impressões de alunos e servidores que vivenciaram esse processo.

