Uso da inteligência artificial generativa e o letramento digital na aprendizagem personalizada de uma língua adicional na Educação Profissional e Tecnológica
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Resumo
Este estudo, desenvolvido no âmbito da linha de pesquisa em Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e Macroprojeto 1 – Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT, tem como objetivo investigar de que forma o uso da Inteligência Artificial generativa, representada pelo ChatGPT, pode contribuir para a aprendizagem personalizada do espanhol como Língua Adicional (LA) no contexto da EPT. A pesquisa, de natureza aplicada, qualitativa, com elementos quantitativos, adotou os princípios da pesquisa-ação, envolvendo 17 estudantes do curso Técnico em Hospedagem Integrado ao Ensino Médio, no Instituto Federal de Brasília – Campus Riacho Fundo. Foi desenvolvida e aplicada uma sequência didática com mediação da ferramenta ChatGPT, tendo como foco o letramento digital, o letramento em IA e, sobretudo, o letramento em prompts. Os dados foram coletados por meio de questionários abertos e fechados, gravações, diário de campo e avaliações em escala Likert. A análise revelou mudanças significativas na percepção dos estudantes quanto à utilidade da IA no processo de aprendizagem, especialmente no que tange à personalização da aprendizagem, ao engajamento e à construção de autonomia. O uso da ferramenta favoreceu práticas interativas, respostas imediatas e adaptação do conteúdo às necessidades individuais dos aprendizes. Como produto educacional, foi elaborado um e-book com comandos em espanhol voltados à aprendizagem personalizada com IA. Os resultados indicam que, quando mediada de forma crítica e pedagógica, a IA pode atuar como ferramenta de scaffolding e de expansão da Zona de Desenvolvimento Proximal, promovendo uma formação humana integral. A pesquisa ainda reitera o papel insubstituível do professor como mediador consciente no uso das tecnologias, e propõe caminhos para a integração da IA ao currículo da EPT, respeitando os princípios da ética, da criticidade e da inclusão.