Contribuições da aprendizagem criativa na formação de professores para o desenvolvimento da formação humana integral: uma experiência com estudantes de pedagogia
Arquivo(s)
Data da publicação
Data da defesa
Permissão de acesso
Autoria
Orientador(a)
Lattes do Orientador
Diretor
Roteirista
Produtor executivo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Título do periódico
Volume do periódico
Número da edição do periódico
Página inicial
Página final
Título do Evento
Número da edição do Evento
Nome da instituição
Editora
Local de edição
Campus
Departamento
DOI
ISBN
ISSN
ISMN
Outros identificadores
Resumo
A crescente integração de novas tecnologias no campo da educação e a necessidade de preparar os alunos e futuros profissionais destacam a importância de reformular a abordagem tradicional de ensino e a construção do conhecimento. A aprendizagem criativa apresenta-se como uma abordagem pedagógica que favorece o desenvolvimento humano e integral dos indivíduos, enfatizando a formação de sujeitos dotados de criatividade e pensamento crítico, capazes de serem protagonistas da sua aprendizagem. Esta pesquisa se insere na linha de pesquisa I: Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT, no Macroprojeto I que propõe a pesquisa em propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais da EPT. A formação inicial deve garantir a formação dos licenciandos para a compreensão do potencial desta abordagem e da sua relação com a garantia da formação humana e integral dos estudantes, ofertando práticas inovadoras que podem aprimorar o processo educacional. Este estudo teve como objetivo geral compreender potencialidades da abordagem da aprendizagem criativa para favorecer o empreendimento de práticas pedagógicas que contribuem para o desenvolvimento integral de estudantes, tornando-os protagonistas. Esta pesquisa fundamentou-se em uma abordagem qualitativa e de cunho exploratório, por intermédio de uma pesquisa-ação. A construção do Produto Educacional, um vídeo intitulado de “Aprendizagem criativa e a formação de pedagogos”, produzido a partir de Rodas de Conversa realizadas com os licenciandos de Pedagogia do IFB Campus São Sebastião garantiu o aporte teórico para desenvolvimento de uma Roda de Conversa final para diálogo sobre os conhecimentos construídos por meio do vídeo e as reflexões a partir de um roteiro e das vivências dos participantes. A pesquisa contou com 12 participantes na primeira fase da coleta de dados e com 36 estudantes na fase de validação e avaliação do produto educacional. Obteve-se ao final resultados que colaboram na compreensão da abordagem da aprendizagem criativa e da sua conexão com a formação humana e integral proposta pela EPT. Percebeu-se ao final o engajamento dos participantes, na construção de saberes, ampliação de repertoria de práticas pedagógicas inovadoras, a compreensão da importância de desenvolver espaços de promoção da criatividade. Assim, evidenciou-se o potencial da inclusão da abordagem criativa no processo de formação inicial de pedagogos com o objetivo de tornar os estudantes protagonistas de suas aprendizagens e garantindo a formação humana e integral, garantindo seu desenvolvimento nas diferentes dimensões da vida.