Contribuições da aprendizagem criativa na formação de professores para o desenvolvimento da formação humana integral: uma experiência com estudantes de pedagogia

Data da publicação

Data da defesa

2025

Permissão de acesso

Diretor

Roteirista

Produtor executivo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Título do periódico

Volume do periódico

Número da edição do periódico

Página inicial

Página final

Título do Evento

Número da edição do Evento

Nome da instituição

Instituto Federal de Brasília

Editora

Local de edição

Departamento

DOI

ISBN

ISSN

ISMN

Outros identificadores

Resumo

A crescente integração de novas tecnologias no campo da educação e a necessidade de preparar os alunos e futuros profissionais destacam a importância de reformular a abordagem tradicional de ensino e a construção do conhecimento. A aprendizagem criativa apresenta-se como uma abordagem pedagógica que favorece o desenvolvimento humano e integral dos indivíduos, enfatizando a formação de sujeitos dotados de criatividade e pensamento crítico, capazes de serem protagonistas da sua aprendizagem. Esta pesquisa se insere na linha de pesquisa I: Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT, no Macroprojeto I que propõe a pesquisa em propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais da EPT. A formação inicial deve garantir a formação dos licenciandos para a compreensão do potencial desta abordagem e da sua relação com a garantia da formação humana e integral dos estudantes, ofertando práticas inovadoras que podem aprimorar o processo educacional. Este estudo teve como objetivo geral compreender potencialidades da abordagem da aprendizagem criativa para favorecer o empreendimento de práticas pedagógicas que contribuem para o desenvolvimento integral de estudantes, tornando-os protagonistas. Esta pesquisa fundamentou-se em uma abordagem qualitativa e de cunho exploratório, por intermédio de uma pesquisa-ação. A construção do Produto Educacional, um vídeo intitulado de “Aprendizagem criativa e a formação de pedagogos”, produzido a partir de Rodas de Conversa realizadas com os licenciandos de Pedagogia do IFB Campus São Sebastião garantiu o aporte teórico para desenvolvimento de uma Roda de Conversa final para diálogo sobre os conhecimentos construídos por meio do vídeo e as reflexões a partir de um roteiro e das vivências dos participantes. A pesquisa contou com 12 participantes na primeira fase da coleta de dados e com 36 estudantes na fase de validação e avaliação do produto educacional. Obteve-se ao final resultados que colaboram na compreensão da abordagem da aprendizagem criativa e da sua conexão com a formação humana e integral proposta pela EPT. Percebeu-se ao final o engajamento dos participantes, na construção de saberes, ampliação de repertoria de práticas pedagógicas inovadoras, a compreensão da importância de desenvolver espaços de promoção da criatividade. Assim, evidenciou-se o potencial da inclusão da abordagem criativa no processo de formação inicial de pedagogos com o objetivo de tornar os estudantes protagonistas de suas aprendizagens e garantindo a formação humana e integral, garantindo seu desenvolvimento nas diferentes dimensões da vida.

Descrição

Áreas do conhecimento (CNPq)

CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO

Referência

ALMEIDA, Taiane Silva. Contribuições da aprendizagem criativa na formação de professores para o desenvolvimento da formação humana integral: uma experiência com estudantes de pedagogia. 2025. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) — Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, Brasília, 2025.

Agência de fomento

Link externo

Link multimídia