Dutra, Norivan Lustosa LisboaSantos Junior, Osvaldo Constantino dos2025-09-232025-11-042025-11-042025-09-232025-11-042025-11-04SANTOS JUNIOR, Osvaldo Constantino dos. As TDICS, a pandemia e a matemática: desafios e possibilidades no processo ensino/aprendizagem. 2022. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Brasília, campus Estrutural. Brasília, 2022.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1479O presente estudo se propôs a investigar como o ensino/aprendizado da matemática foi desenvolvido no contexto da pandemia, tendo como base a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). O campo investigativo foi numa escola pública de Brasília – DF, localizada na periferia, com ênfase no ensino fundamental II, com alunos dos 7º e 8º anos. A ideia foi conhecer as condições de acesso dos alunos aos meios tecnológicos, na disciplina de matemática, identificando os desafios e possibilidades dos estudantes e professores no contexto da pandemia. O estudo foi realizado mediante a utilização dos instrumentos metodológicos da pesquisa quali-quantitativa, com aplicação de questionários. Escolha que se deu por entender que tais abordagens ampliam a visão acerca da temática e possibilita a análise do objeto. Estima-se que os resultados dessa investigação possam promover outras inquietações, outros questionamentos e motive novas discussões, novos estudos e novas pesquisas de modo a colocar em visibilidade as reais condições dos alunos e professores no processo ensino-aprendizado da matemática, cujo instrumento mediador seja as TDICs.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Matemática - Estudo e ensinoComunicação e tecnologiaPandemia de COVID-19 2020-2023Ensino fundamental - Brasília(DF)Ensino à distância - Porcesso de ensino e aprendizagemAs TDICS, a pandemia e a matemática: desafios e possibilidades no processo ensino/aprendizagembachelor thesisCIENCIAS EXATAS E DA TERRACIENCIAS HUMANAS