Duarte, Samira RezendeSant'ana, Parla de Sales2025-08-202025-11-042025-11-042025-08-202025-11-042025-11-04SANT'ANA, Parla de Sales. Revisão de recursos didáticos no ensino de ciências para alunos com transtorno do espectro autista. 2025. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2025.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1265O presente estudo apresenta uma revisão bibliográfica da literatura sobre o uso de recursos didáticos adaptados para o ensino de Ciências a estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo foi identificar, analisar e discutir práticas pedagógicas que favoreçam a inclusão e o desenvolvimento acadêmico desses alunos no Ensino Fundamental – Anos Finais. A pesquisa foi realizada nas bases Periódicos CAPES e Google Acadêmico, com publicações em português entre 2019 e 2024, resultando na seleção de 74 trabalhos. Os resultados revelam que a categoria mais abordada nos estudos foi a de “Recursos Didáticos” (23%), seguida por “Metodologias e Estratégias de Ensino” (20%) e “Revisões Bibliográficas” (18%), evidenciando o crescente interesse em práticas inclusivas. Os recursos mais utilizados incluem vídeos, maquetes, jogos, cartazes e tecnologias assistivas, que se mostram eficazes ao tornar os conteúdos científicos mais acessíveis aos estudantes com TEA. Conclui-se que a utilização de materiais concretos, visuais e sensoriais contribui para a aprendizagem significativa, além de promover a autonomia, a socialização e a participação desses alunos no ambiente escolar.porCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/Transtornos do espectro autistaAutismoCiência - Estudo e ensinoRevisão de recursos didáticos no ensino de ciências para alunos com transtorno do espectro autistabachelor thesisCIENCIAS BIOLOGICAS