Costa, Conceição de Maria CardosoSouza, Deivid da Conceição de2025-03-202025-11-042025-11-042025-03-202025-11-042025-11-04https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1457Como forma de superar a pedagogia tradicional e abrir possibilidades para uma educação inovadora e alinhada com as demandas do Século XXI, algumas iniciativas educacionais se destaca no Brasil e no mundo, dentre elas a Aprendizagem Baseada em Projetos – ABP. Essa metodologia propõe a construção do conhecimento de forma colaborativa, incentivando a pesquisa e tornando a aprendizagem mais realista e autônoma, favorecendo ainda a integração de diferentes áreas do conhecimento. Assim, o objetivo deste artigo é investigar como o Projeto Integrador, presente na proposta no Plano de Curso Técnico em Eletrônica Integrado ao Ensino Médio no Instituto Federal de Brasília, Campus Ceilândia, supera a abordagem tradicional e se aproxima das novas demandas da sociedade contemporânea e da metodologia ABP. Para levantamento de dados foram utilizadas ferramentas metodológicas da pesquisa qualitativa para elaboração e aplicação de questionários entre alunos e professores. Os resultados apontam que metodologia de aprendizagem baseada em projetos se coloca como uma alternativa às técnicas tradicionais, mas que sua implementação exige formação de docentes, planejamento coletivo e adaptação de todos os envolvidos na proposta.Português (Brasil)AutonomiaAprendizagemPedagogiaMetodologia de projetos no curso técnico em eletrônica integrado ao ensino médio – Campus Ceilândia – IFBbachelor thesisLINGUISTICA, LETRAS E ARTES