Machado, Veruska RibeiroOliveira, Maria do Carmo Pereira de2025-08-082025-08-08OLIVEIRA, Maria do Carmo Pereira de. Juventudes em transe: um olhar sobre a "admirável escola nova", suas metodologias pedagógicas e a sociedade 5.0 que emerge no século XXI. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) — Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2021.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/507Este trabalho é o resultado de uma pesquisa cujo objetivo principal foi investigar as múltiplas dimensões que caracterizam as juventudes, matriculadas em um curso técnico integrado em eletromecânica, de uma unidade do IFB. A partir desse diagnóstico, foi desenhada uma proposta metodológica de integração que possa mobilizar essas juventudes a partir da linguagem. Ao olhar para essas alunas e alunos, sob a perspectiva freireana, surge a inspiração para criar um jornal escolar. A hipótese é que, ao participarem de reuniões de pauta, ao saírem a campo em busca de “fontes”, ao empreenderem pesquisas que extrapolam o cotidiano e ao se apropriarem de textos do universo do jornalismo, as juventudes sejam capazes de desenvolver uma autoconsciência sobre seus atos e pensamentos, ampliando seu escopo cognitivo. Como produto da pesquisa, foi elaborado um Caderno de Projeto Integrador, que sugere à comunidade docente a confecção de um Projeto Integrador para orientar a formatação do jornal.porAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/Educação profissionalEnsino médio integradoJuventudePrática educativaJuventudes em transe: um olhar sobre a "admirável escola nova", suas metodologias pedagógicas e a sociedade 5.0 que emerge no século XXImaster thesisCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO