Fonseca, Mateus GianniMartins, Leonardo Gonçalves2025-09-092025-09-09MARTINS, Leonardo Gonçalves. Potencialidades do uso de itens da OBMEP para o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo em matemática. 2025. 42 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Matemática, Educação e Tecnologias) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, Campus Estrutural, Brasília, 2025.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/734Esta pesquisa se justifica por considerar que o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo em matemática é primordial para se alcançar os objetivos propostos na educação matemática, desde a melhoria no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula, quanto no desenvolvimento pessoal, social e profissional do indivíduo. Para tanto, objetivou investigar as potencialidades da utilização de itens da Obmep para estimular o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo em matemática de estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental do Centro de Ensino Fundamental 213 de Santa Maria, participantes do projeto "VEM! Vamos Estudar Matemática". Foi realizada uma pesquisa exploratória aplicada, de caráter qualitativo, e de categoria pesquisa-ação. Por resultados, a pesquisa alcançou evidências de que itens da Obmep podem contribuir com o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo.Português (Brasil)MatemáticaOlimpíada Brasileira de Matemática das Escolas PúblicasPensamento CríticoPensamento CriativoEducaçãoMathematicsBrazilian Mathematics Olympiad for Public SchoolsCritical ThinkingCreative ThinkingEducationPotencialidades do uso de itens da OBMEP para o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo em matemáticabachelor thesisCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA