Andrade, Andrea de Faria BarrosRocha, Suzete Trigueiro da2025-08-132025-11-042025-11-042025-08-132025-11-042025-11-04ROCHA, Suzete Trigueiro da. Prevenção ao bullying: construindo relações respeitosas e inclusivas na EPT. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Profissional) – Campus Samambaia, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2024.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1444O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) - o projeto proposto aborda a problemática do bullying no contexto da educação. A pandemia da COVID-19 agravou a situação, aumentando os casos de violência, incluindo bullying, com um foco específico nos impactos no ambiente escolar. O projeto de intervenção visa prevenir casos de violência, especialmente o bullying, promovendo a saúde mental, na construção de relações respeitosas e inclusivas entre os alunos. Para tanto como metodologia o projeto visa fornecer ferramentas para melhorar a comunicação, por meio de workshops interativos, com estudantes e familiares e programas de mentoria entre os alunos. Espera-se com o desenvolvimento do projeto incentivar a empatia e a compreensão mútua entre os alunos, fornecendo ferramentas iniciais para a busca da melhoria da comunicação, da resolução de conflitos e a proposição de relacionamentos saudáveis no ambiente da Educação Profissional e Tecnológica.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/BullyingSaúde mentalEducação profissionalPrevenção ao bullying: construindo relações respeitosas e inclusivas na EPTbachelor thesisCIENCIAS HUMANAS