Fonseca, Mateus GianniAlmeida, Taiane Silva2025-10-152025-10-15ALMEIDA, Taiane Silva. Contribuições da aprendizagem criativa na formação de professores para o desenvolvimento da formação humana integral: uma experiência com estudantes de pedagogia. 2025. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) — Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, Brasília, 2025.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1060A crescente integração de novas tecnologias no campo da educação e a necessidade de preparar os alunos e futuros profissionais destacam a importância de reformular a abordagem tradicional de ensino e a construção do conhecimento. A aprendizagem criativa apresenta-se como uma abordagem pedagógica que favorece o desenvolvimento humano e integral dos indivíduos, enfatizando a formação de sujeitos dotados de criatividade e pensamento crítico, capazes de serem protagonistas da sua aprendizagem. Esta pesquisa se insere na linha de pesquisa I: Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT, no Macroprojeto I que propõe a pesquisa em propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais da EPT. A formação inicial deve garantir a formação dos licenciandos para a compreensão do potencial desta abordagem e da sua relação com a garantia da formação humana e integral dos estudantes, ofertando práticas inovadoras que podem aprimorar o processo educacional. Este estudo teve como objetivo geral compreender potencialidades da abordagem da aprendizagem criativa para favorecer o empreendimento de práticas pedagógicas que contribuem para o desenvolvimento integral de estudantes, tornando-os protagonistas. Esta pesquisa fundamentou-se em uma abordagem qualitativa e de cunho exploratório, por intermédio de uma pesquisa-ação. A construção do Produto Educacional, um vídeo intitulado de “Aprendizagem criativa e a formação de pedagogos”, produzido a partir de Rodas de Conversa realizadas com os licenciandos de Pedagogia do IFB Campus São Sebastião garantiu o aporte teórico para desenvolvimento de uma Roda de Conversa final para diálogo sobre os conhecimentos construídos por meio do vídeo e as reflexões a partir de um roteiro e das vivências dos participantes. A pesquisa contou com 12 participantes na primeira fase da coleta de dados e com 36 estudantes na fase de validação e avaliação do produto educacional. Obteve-se ao final resultados que colaboram na compreensão da abordagem da aprendizagem criativa e da sua conexão com a formação humana e integral proposta pela EPT. Percebeu-se ao final o engajamento dos participantes, na construção de saberes, ampliação de repertoria de práticas pedagógicas inovadoras, a compreensão da importância de desenvolver espaços de promoção da criatividade. Assim, evidenciou-se o potencial da inclusão da abordagem criativa no processo de formação inicial de pedagogos com o objetivo de tornar os estudantes protagonistas de suas aprendizagens e garantindo a formação humana e integral, garantindo seu desenvolvimento nas diferentes dimensões da vida.porAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/Ensino profissionalPrática pedagógicaProfessores - FormaçãoFormação humana integralContribuições da aprendizagem criativa na formação de professores para o desenvolvimento da formação humana integral: uma experiência com estudantes de pedagogiamaster thesisCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO