Melo, Tatiane Alves deOliveira, Surisadai Ábner Silva de2025-06-092025-11-042025-11-042025-06-092025-11-042025-11-04OLIVEIRA, Surisadai Ábner Silva de. Núcleo de estudos afro-brasileiro e indígena: proposta de implementação para o IFB Campus Gama. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Logística) — Campus Gama, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1977O presente estudo objetiva propor a implementação de um Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro e Indígena (NEABI) no Instituto Federal de Brasília (IFB) Campus Gama. Para alcançar os objetivos específicos foi realizada uma pesquisa de abordagem mista (qualitativa e quantitativa). Os dados de campo foram coletados por meio de questionários com perguntas abertas e interpretados a partir da análise de conteúdo, com a criação de categorias. Os dados fornecidos pelo Sistema de Gestão Acadêmica correspondem aos discentes do curso Superior de Logística na perspectiva de mensurar e analisar o perfil dos alunos componentes no curso do IFB. A elaboração do fluxograma busca de forma detalhada direcionadores para que a implementação possa ocorrer de forma plena e adequada às normas do IFB. A presente pesquisa aborda assuntos voltados para a relação da educação e raça, permitindo entender as leis e ações afirmativas vigentes no país. Os resultados apontam para a importância da atuação do NEABI no Instituto Federal de Brasília, prestigiando a comunidade acadêmica, promovendo pautas sobre diversidades e educação.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Programas de ação afirmativa na educaçãoelações raciais - BrasilNúcleo de Estudos Afro-Brasileiro e Indígena (NEABI)Negros - EducaçãoIndígenas - EducaçãoInstituto Federal de Brasília - Campus GamaNúcleo de estudos afro-brasileiro e indígena: proposta de implementação para o IFB Campus Gamabachelor thesisCIENCIAS HUMANAS