Maia, Elizabeth TavaresMesquita, Amanda Martins2025-10-212025-11-042025-11-042025-10-212025-11-042025-11-04MESQUITA, Amanda Martins. Educando e libertando por meio da dança. 2023. Orientadora: Elizabeth Tavares Maia. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) — campus Brasília, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2023.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1382Atualmente a dança é considerada componente obrigatória nas escolas, no entanto existem instituições de ensino que não cumprem essa norma, e mesmo onde a dança é adotada, ela acaba sendo associada às festividades juninas, páscoa, natal, etc, além de ser relacionada a momentos de extravasamento e recreação, sem que haja integração aos conteúdos. Esta pesquisa visa discutir formas de aprendizagem em dança, que possam desenvolver a criança de forma integral, de maneira que seja capaz de lidar melhor consigo mesma, e com a realidade que a cerca, por meio de conduta crítica e questionadora do mundo. A partir da compreensão sobre a multiplicidade de corpos, escuta sensível e acolhedora, noções de coletivo e autonomia, desenvolvendo seu potencial emancipatório, numa aprendizagem para a liberdade e autonomia. Por meio de abordagens lúdicas, investigações de movimento, autopercepção, experimentações, estimulando a criatividade, a curiosidade e as perguntas, a criação artística, a expressão, o autoconhecimento, etc. Para isso, utilizou-se um modelo de pesquisa exploratória, baseada na abordagem qualitativa e no levantamento bibliográfico. Dessa forma, duas metodologias somáticas são apresentadas como possíveis alternativas para desenvolver os objetivos dessa pesquisa, são elas: a técnica da família Vianna, em análise do trabalho de Jussara Miller e a Eutonia de Gerda Alexander.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Dança na educaçãoDança para criançasEducação pelo movimentoEducando e libertando por meio da dançabachelor thesisLINGUISTICA, LETRAS E ARTES