Gontijo, Simone Braz FerreiraDantas, Nárrima Tayane de Souza Farias2025-06-102025-06-10https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/345A presente pesquisa tem a finalidade de analisar os fatores que influenciam na permanência e êxito escolar no ensino médio integrado do Câmpus Ceilândia, do Instituto Federal de Brasília (IFB). Para tanto, foi necessário compreender a importância de posicionar os fenômenos da permanência e êxito em lugar de destaque, para entender o que acontece com os estudantes que permanecem e têm êxito em um cenário onde os índices de evasão são elevados. Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizamos o estudo de caso aliado à abordagem qualitativa. Como instrumentos de pesquisa, utilizamos questionário e análise documental. Os resultados apontam diversos fatores de diferentes naturezas que atuam na promoção da permanência e êxito dos estudantes, os quais são resultados de diversas iniciativas institucionais, além da atuação de servidores que lidam diretamente com os estudantes. A pesquisa evidencia, ainda, que a instituição não está alheia às necessidades materiais dos estudantes e que também apresenta, em seus documentos, o planejamento de diversas ações que podem auxiliar para que o estudante se sinta pertencente à instituição. Com a proposta de compartilhar o conhecimento científico de maneira acessível e contribuir com o aumento de discussões sobre permanência e êxito no meio acadêmico, principalmente ao que se refere à Educação Profissional e Tecnológica, foi elaborado o produto educacional "Afinal, por que pensar em permanência e êxito escolar?", que se trata de um vídeo animado. O produto educacional mostrou-se importante instrumento de compartilhamento do conhecimento científico.porAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/Educação profissionalPermanência escolarÊxito escolarA permanência e êxito escolar na percepção de estudantes do Ensino Médio Integradomaster thesisCIENCIAS HUMANAS