Fonseca, Mateus GianniRodrigues Júnior, Carlos Alberto Ferreira2025-09-252025-11-042025-11-042025-09-252025-11-042025-11-04RODRIGUES JÚNIOR, Carlos Alberto Ferreira. Relações entre a criatividade em matemática e o desempenho escolar de estudantes do 2° ano do ensino médio. 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Brasília, campus Estrutural. Brasília, 2023.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1515Trata-se de uma pesquisa cujo objetivo foi comparar o desempenho escolar de um grupo de estudantes do 2º ano do ensino médio de 3 (três) escolas públicas do Distrito Federal em relação à sua criatividade em matemática. Para isso, foram aplicados dois testes: (a) Teste de Desempenho Criativo no Campo da Matemática (TDCCM); e (b) Teste de Desempenho em Matemática (TDM). Além desses, ainda foi utilizado um questionário com intuito de averiguar a autopercepção dos estudantes acerca da criatividade em matemática. Participaram da pesquisa, um total de 72 estudantes. Por resultados, foi encontrada correlação positiva entre criatividade em matemática e desempenho em matemática, além de constatar que estudantes que possuem uma autopercepção positiva em relação a riatividade em matemática tende a ter um melhor desempenho em matemática.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Criatividade - MatemáticaEducação matemáticaDesempenho escolar em matemáticaMatemática - Estudo e ensinoRelações entre a criatividade em matemática e o desempenho escolar de estudantes do 2° ano do ensino médiobachelor thesisCIENCIAS EXATAS E DA TERRACIENCIAS HUMANAS