Fonseca, Mateus GianniPinto, Gabriella Mariana Rodrigues2025-09-262025-11-042025-11-042025-09-262025-11-042025-11-04PINTO, Gabriella Mariana Rodrigues. Clube de leitura de popularização da matemática como estratégia para engajamento de estudantes do ensino médio em matemática. 2023. 7 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, Campus Estrutural, Brasília, 2023.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1500O artigo em questão busca verificar se um clube de leitura pode ajudar no engajamento dos alunos de uma turma no ensino médio, tendo como consequência a redução da ansiedade e o aumento da motivação deles. O método da pesquisa foi o misto, onde foi passado aos alunos dois testes, um de motivação e um de ansiedade, sendo aplicados no primeiro e no último dia do clube de leitura e, além dos testes, no último dia teve uma roda de conversa para que os alunos falassem como se sentiram com a pesquisa e se a pesquisa os ajudou em relação à motivação e à ansiedade. Em relação aos resultados, foram bastante satisfatórios, pois houve um aumento na motivação dos alunos e uma redução da ansiedade. Mesmo com o tempo curto e com a participação de poucos alunos, obteve-se um resultado bom em relação à motivação e à ansiedade.porLeitura (Ensino médio)Motivação na educaçãoAnsiedade em adolescentesEnsino MédioReading (High School)Motivation in educationAnxiety in adolescenceHigh SchoolClube de leitura de popularização da matemática como estratégia para engajamento de estudantes do ensino médio em matemáticabachelor thesisCIENCIAS HUMANASCIENCIAS EXATAS E DA TERRA