Braga, Bruno Marx de AquinoGarcia, Filipe Maia2025-09-082025-11-042025-11-042025-09-082025-11-042025-11-04GARCIA, Filipe Maia. Análise comparativa entre a matriz do ENEM e da BNCC na área de conhecimento de matemática. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Brasília, campus Estrutural. Brasília, 2022.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1486A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) faz parte do Plano Nacional de Educação, que é previsto pela Constituição Federal de 1988. A materialização da primeira versão deste documento foi redigida em 2014, e a conclusão do processo se deu em 2018 com a homologação da etapa do ensino médio, o que afeta o sistema de ensino brasileiro como um todo e também, por conseguinte, as avaliações responsáveis pela produção de indicadores de qualidade. Uma das principais avaliações afetadas pela BNCC foi o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), por isso foi proposta, neste artigo, uma análise de conteúdo com um recorte da área de Matemática da matriz de referência do ENEM em comparação com a área de matemática do ensino médio apresentada na BNCC. Duas sugestões de temas – os quais foram apontados pela análise de conteúdo – foram apresentadas: o pensamento computacional e a educação financeira.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Base Nacional Comum CurricularExame Nacional do Ensino MédioAvaliação da educação básicaAnálise de conteúdo - matemáticaAnálise documentalAnálise comparativa entre a matriz do ENEM e da BNCC na área de conhecimento de matemáticabachelor thesisCIENCIAS EXATAS E DA TERRACIENCIAS HUMANAS