Alves, Tiago Felipe de OliveiraOliveira, Bruna de Sousa de2025-09-222025-11-042025-11-042025-09-222025-11-042025-11-04OLIVEIRA, Bruna de Sousa de. Desenvolvimento de um laboratório móvel e sustentável para o ensino fundamental II. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Brasília, campus Estrutural. Brasília, 2022.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1483Este trabalho trata do desenvolvimento de um laboratório de matemática móvel e sustentável para o Ensino Fundamental II, em que teve-se a intenção de contribuir para a solução do impasse da ausência de laboratório de matemática nas escolas. Em termos teóricos, a pesquisa fundamentou-se principalmente nos estudos de Sérgio Lorenzato acerca do laboratório de matemática, considerando que o autor destaca sua importância no processo de ensino e aprendizagem e defende o fato de o laboratório não se tratar necessariamente de um espaço físico, mas de uma metodologia de ensino. A metodologia utilizada foi o Design Thinking, em que foram realizadas pesquisas introdutórias com a intenção de se compreender os principais fatores que influenciam o impasse abordado. Além disso, apresentou-se o processo de geração de ideias, desenvolvimento e especificações do laboratório em questão. Por fim, evidenciou-se que o laboratório desenvolvido é capaz de contribuir de maneira relevante no processo de ensino e aprendizagem, além de democratizar a vivência dos estudantes quanto ao uso de materiais concretos.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Laboratórios de matemáticaMatemática - Estudo e ensinoEnsino - MetodologiaEnsino fundamentalProcesso de ensino e aprendizagemDesenvolvimento de um laboratório móvel e sustentável para o ensino fundamental IIbachelor thesisCIENCIAS HUMANAS