Machado, Veruska RibeiroLopes, Henrique Ribeiro2025-12-132025-12-13Lopes, Henrique Ribeiro. Ensino da história da física na formação inicial de professores em cursos de licenciatura em física nos Institutos Federais da Região Centro-Oeste. 2025. Trabalho de Conclusão de Cursos (Licenciatura em Física) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, Campus Taguatinga, 2025.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/2093Este trabalho analisou o projeto pedagógico dos cursos de licenciatura em física de todos os Institutos Federais da Região Centro-Oeste, sob a ótica do ensino conceitual e da História da Ciência, tendo como objetivo identificar se há perfis de docentes sendo formados sob essa perspectiva. O ensino conceitual é considerado teoricamente como um processo de ensino unitário que envolve conhecimentos prévios e conceitos cotidianos, que se desenvolvem por interações sociais ativas, aptidão para reconhecer conceitos e atribuir esses conhecimentos a sua realidade. Já a História da Ciência busca inserir uma abordagem histórico-filosófica no processo educativo e trazer uma contextualização social da Natureza da Ciência, tendo como embasamento teórico, diversos estudos de casos do ensino da História da Física. A Pesquisa se dá na análise do Projetos Pedagógicos dos Curso de Física e nas ementas dos componentes curriculares, busca-se referências ao ensino conceitual e a História da Ciência nesses documentos, com intuito de estimar como será o perfil dos professores em formação no exercício da sua função. Os dados levantados por meio dos documentos em questão, revelam que o ensino conceitual e a História da Ciência são contemplados, em sua maioria, nas ementas dos componentes curriculares obrigatórios e optativos, como objetivo da disciplina ou como bibliografia de referência. Apesar de haver disciplinas específicas para essa abordagem, verifica-se que o perfil docente será de um profissional com uma bagagem regular acerca da História da Ciência e sua conduta como docente sob essa perspectiva dependerá do viés metodológico do indivíduo. Evidenciou-se, portanto, que os professores que desejam alcançar um letramento mais refinado na área da História da Ciência e das Evoluções das Ideias da Física devem se submeter a cursos de especialização ou pós-graduação.Português (Brasil)Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Ensino conceitualHistória da físicaFormação de professoresEnsino da história da física na formação inicial de professores em cursos de licenciatura em física nos Institutos Federais da Região Centro-Oestebachelor thesisCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA