Cunha, Camila TenórioOrnelas, Sílvia Aparecida Diirr2025-09-192025-11-042025-11-042025-09-192025-11-042025-11-04ORNELAS, Sílvia Aparecida Diirr. Ensinar a fazer pipas, brincadeiras e artes. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Campus São Sebastião, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2022.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1539Neste trabalho abordaremos sobre a brincadeira com pipas, que pode contribuir para o ensino da realidade contemporânea nas escolas, creches e brinquedotecas, visto que cada vez mais o ensino vem sendo defasado por falta de ações para a construção de uma realidade social onde meninos e meninas possam conviver em igualdade de direitos para brincar em qualquer brincadeira sem distinção de sexo. Para isso, torna-se necessário um produto educacional em que os professores possam ensinar a fazer pipa e desconstruir essa estrutura social alicerçada no patriarcado, onde a criança do sexo masculino pode tudo, enquanto a do sexo feminino tem algumas restrições, não pode fazer algumas coisas vistas como sendo só para meninos. Desse modo, mostraremos neste trabalho que podemos utilizar a pipa como brincadeira para todos os gêneros, e será apresentado também como essa brincadeira pode contribuir para o ensino da matemática. Utilizaremos o aporte teórico de Cunha (2003), Kishimoto (1993) e Fernandes (1979) para subsidiar nossos argumentos.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/BrinquedosProfessores - FormaçãoEducação infantilBrincadeirasEnsinar a fazer pipas, brincadeiras e artesbachelor thesisCIENCIAS HUMANAS