Silvano, Débora LeiteRocha, Sheyla Aparecida Siqueira2025-09-182025-11-042025-11-042025-09-182025-11-042025-11-04ROCHA, Sheyla Aparecida Siqueira. Videoaulas como organizadores prévios de aprendizagem de conteúdos de genética. 2018. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2018.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1240Os processos de ensino-aprendizagem no ambiente escolar podem ser favorecidos pelo uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs). Entre os diferentes formatos de mídias, as videoaulas podem ser utilizadas como organizadores prévios com um alto potencial para uma aprendizagem significativa. A aprendizagem significativa considera que o fator que mais influencia a aprendizagem é aquilo que o aprendiz já sabe. Organizadores prévios são estratégias didáticas que geram conexões adequadas entre o que o aluno já sabe e a nova informação. O objetivo desse trabalho é avaliar a utilização de videoaulas em uma perspectiva diferente e inovadora, como organizadores prévios, sendo uma ferramenta mediadora do processo de ensino-aprendizagem. Considerando os diferentes graus de dificuldades relacionados ao ensino de genética, escolhemos como tema o Sistema ABO e Fator Rh, por serem muito relevantes e próximos da realidade dos estudantes. O teste foi realizado com duas turmas do terceiro ano do ensino médio no Instituto Federal de Brasília – Campus Brasília, sendo que em uma foi utilizada a videoaula como organizador prévio e na outra foi realizada uma aula tradicional. Ao final de cada aula, um questionário foi aplicado, a fim de testar os conhecimentos dos alunos após a abordagem do conteúdo. Os dados foram tabulados e colocados em gráficos e tabela. A média geral de acertos utilizando o organizador prévio foi de 88,7% contra 75,8% de acertos utilizando a aula tradicional. Os professores entrevistados após a aula reconhecem a importância dos organizadores prévios e admitem ser possível aplicá-los nos componentes de genética. Os discentes disseram que a videoaula trouxe mais interesse e facilitou o entendimento do conteúdo de genética. O estudo revelou que as videoaulas são organizadores prévios eficientes para aprendizagem do Sistema ABO e Fator Rh. Se faz necessária a utilização de novas estratégias de ensino aprendizagem, de modo a facilitar o entendimento dos alunos.porCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/Genética - Estudo e ensinoAprendizagem ativaEstratégias de aprendizagemGravações de vídeoVideoteipes na educaçãoVideoaulas como organizadores prévios de aprendizagem de conteúdos de genéticabachelor thesisCIENCIAS BIOLOGICAS